Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Democracia Politica em contraste com o carcere intelectual - Por Augusto Cury.

Apesar de o mestre de Nazaré ter provocado uma revolução no pensamento humano e inaugurado uma nova forma de viver, as funções mais importantes da inteligencia que ele expressou não tem sido incorporada nas sociedades modernas. Vivemos na era da alta tecnologia, tudo é muito veloz e sofisticado. Parece que tudo o que ele ensinou e viveu é tão antigo que está fora de moda. Porem seus pensamentos são atuais e suas aspirações ainda são, como veremos, chocantes.

Perdemos o contato com as coisas simples, perdemos o prazer de investir em sabedoria. Um dos maiores riscos do usa da alta tecnologia, principalmente dos computadores, é engessar a capacidade de pensar. Lembremos que aqueles que são viciados nas calculadoras muitas vezes se esquecem de como fazer as operações matemáticas mais simples.

Os Estados Unidos são a sociedade mais rica do globo. Alem disso,são o estandarte da democracia. Entretanto, a farmacodepencia, a descriminação racial e a violência nas escolas são sinais de que riqueza material, o acesso a tecnologia e a democracia politica são insuficientes para expandir qualidade  de vida psíquica e social do homem.

2 comentários:

  1. Estamos vivendo a época do "Pronto pra Consumo". Ninguém cria mais nada. No máximo se copia. Compra-se feito, pronto, no ponto de consumi. Por essa razão nos livros do MEC 7 mais 4 = 10.

    Está publicado. Não estou brincando. È assim que o pais está sendo preparado para as gerações futuras.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em parte, com vocês:eu acho que as coisas já estão todas prontas pra serem usadas e de imediato, num piscar d'olhos; nós é que temos que nos preparar para escolher o que é bom, não apenas em termos individuais, mas pensar no coletivo.A evolução nos habilita a novos conhecimentos e entendimento; mais só os que buscam sabedoria, pensamentos proprios, que persistem e perseveram nessa busca, encontrará um roteiro certo de como reproduzir o que DEUS criou; pois tudo é possivel aquele que crê. Sou uma Alma simples, porem de ideis próprias;que acredita não estar nos livros, na internet ou em outro lugar, se não dentro de cada um, a chave para qualquer grande "criação, invento"... estou falando de originalidade. Todo aquele que buscar encontrará.
    Abraço forte e fraterno. Fatima.

    ResponderExcluir