Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Excitação e emoção.

A excitação consiste em modificações que se dão nas celulas de nossos órgãos sensoriais quando são estimulados. Os órgãos sensoriais, onde se dão as excitações, são chamados órgãos periféricos, como os olhos, os ouvidos, a mucosa nasal, a mucosa lingual e os órgãos do tato.

Para que a atuação dos excitantes venha a provocar em nós uma sensação, é necessário que nossos órgãos sensoriais sejam normais, isto é, suas celulas sofram modificações pela ação da estimulação, sejam excitadas. Mesmo que raios luminosos atinjam os olhos de um cego, não produzirão as modificações celulares necessárias para que se verifique a sensação visual - não haverá excitação. 

Emoção, encontramos que ela é derivada da palavra latina "Emovere" que significa ato de deslocar, perturbação e agitação. Ela é definida como afetos e reações desordenados que se manifestam em nós quando no nosso ambiente se opera alguma transformação radical e repentina á qual não nos podemos adaptar imediatamente: Medo, cólera, alegria e tristeza são emoções.

2 comentários:

  1. Emoção: é necessário dominar e re-direcionar essa energia emocional pra alcançar os resultados positivos que desejamos.

    Exitação: controle seus medos, ódio, inveja, e tudo do género; para não minar com todas as suas forças.

    Não deixe de passar pelo menos uma vez por dia neste,"BLOG DO SANHAROL"
    porque aqui, você encontrará grandes aliados do "BOM HUMOR E DO ENTUSIASMO" que são ótimos para nosso bem-estar. Aí, sim, estaremos preparados para usufruirmos positivamente das poderosas energias da Emoção.

    Abraço fraterno. Fatima Bezerra.

    ResponderExcluir