Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 25 de fevereiro de 2012

NÃO SOU MAIS RAPAZ - Por Mundim do Vale.


Assis de Zé do Carmo, moço trabalhador era o que podia se chamar de pau pra toda obra. Vivia em Várzea Alegre fazendo todo tipo de trabalho. Capava porco, batia tijolos, Catava oiticica, esgotava cacimbão e ainda era o melhor condutor de caixão de defunto. Mas como ninguém é perfeito, Assis tinha uma falta, quando bebia falava fino e se requebrava.
Assis começou um namoro com Terta de Chico Félix e já falava em casamento. Quando a família de Terta soube foi contra, por conta disto ele roubou a moça e deixou na casa de Zé Raimundo da Vazante a quem ele chamava de padim Zé.
Terta ficou lá ajudando nas prendas da casa enquanto Assis foi
Trabalhar, para no prazo de três meses se casarem.
Não passou nem um mês um guarda da febre amarela carregou Terta pras bandas do Inhamuns. Não houve mais quem tivesse notícias dos dois.
Quando Assis soube da fuga da noiva, endoidou. Deixou o serviço da olaria e saiu na rua bebendo, chorando e se requebrando..
Zé Raimundo mandou um recado para que Assis fosse até a Vazante para falar com ele.Assis atendeu mas quando passava no oitão da casa viu um tamanco que Terta na pressa da fuga deixou cair no pé da janela. Ele pegou esse tamanco cherou o couro, beijou o pau e caiu novamente numa crise de choro e de requebrado. Foi para a frente da casa, sentou na beirada da calçada e ficou lamentando quando Zé Raimundo falou:
- Assis, seja homem. Foi melhor assim, Terta não servia para você.
Assis respondeu:
- É mais quando eu me alembro dela, me dá um disgosto tão grande. Ainda mais agora qui eu achei o tamanquim qui mandei Abidom fazer no dia do anivessaro dela.
- Mas esse negócio já está virando palhaçada, só você foi que não notou ainda
- O sinhô num sabe o qui eu tou sintindo. Pimenta no meu fundo no do
do sinhô é ponche.
- Deixe de conversa besta, esqueça Terta e vá trabalhar.
- Padim Zé só tá dizendo isso é pruque num foi madinha Ana qui fez
cum o sinhô
- Deixe de comparação besta e vá cuidar da vida que é melhor. E se quiser saber mais, Terta nem era mais moça.
- E o que qui tem? Eu tombém num sou mais rapaz!

Reprisado para o meu povo da Vazante.

O BICHO COMEU.

Depois de sete anos desse acontecido Terta chegou em Várzea Alegre sem o fiscal e arrastando cinco meninos desnutridos.
A primeira pessoa que ela procurou foi Assis. Conversaram um pouco e depois da conversa Assis foi procurar o seu padrinho e consultor Zé Raimundo da Vazante:
- Padim Zé. Eu vim aqui cunversá cum o Sinhô pruque Terta chegou im Rajalegue, Padim salembra dela, num salembra?
- Me lembro Assis. Foi ela que fez você sofrer quando estava pra casar com você e fugiu com aquele fiscal da febre amarela.
- Apois é. Mais ela me dixe qui tá arripindida, pruque o fiscal fez cinco minino nela e quando acabar fugiu cum a muié do batedor de repique, lá pras banda de Orora.
Ela vei me preguntá se eu quiria sajuntá cum ela, prumode ajudar a criar os bichim.
- Tem futuro não Assis. Ela já fez uma vez e não custa nada fazer novamente.
- Apois eu vou sajuntá cum ela! Padim Zé num sabe qui o qui é do ome o bicho num come?
Sei Zé. Só que no caso específico O BICHO COMEU.

4 comentários:

  1. Um causo dos melhores...melhor que isso só mais um... Mundim você deve ter uma fábrica de bons causos!!!!!!!!!!!! e claro, de poesias...

    ResponderExcluir
  2. Que hilariante essa estória.Dei boas gargalhadas pois realmente é muito engraçada.

    ResponderExcluir
  3. Mundim.

    Essa reprise ficou melhor do que a primeira. É assim mesmo. Assis foi consultar o consultor com a decisão tomada. Não adiantou conselhos.

    Mas eu duvido que essa união tenha sido duradoura, não pelos meninos, mas pelos requebros.

    ResponderExcluir
  4. Essa história do Mundim se é invenção ou não eu não sei, mas eu já ouvi muito contarem, mas com seu jeito talentoso a historinha torna-se clássica!

    Parabéns mestre das letras!

    ResponderExcluir