Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 26 de fevereiro de 2012

O CARPINTEIRO - Por Vicente Almeida

O CARPINTEIRO


Havia em um país distante, dois irmãos muito ricos e proprietários de uma grande fazenda, separada apenas por um rio e cada um morava de um lado. visitavam-se com frequencia e eram muito amigos.

Um dia o irmão mais novo por um motivo banal, que não vem ao caso encrencou com o mais velho e pediu que ele nunca mais atravessasse o rio para sua fazenda.

O irmão mais velho ficou magoado e até indignado. Mandou procurar um carpinteiro e lhe disse: Tenho um trabalho para você:

- Quero fazer uma cerca dividindo este rio, de forma que as duas propriedades fiquem separadas, e quem está do lado de lá não possa ver nem passar para o lado de cá, e também quem está do lado de cá não possa ver nem passar para o lado de lá. E disse mais: Tive um grande desgosto e Estarei viajando amanhã. Retornarei em um mês.

Quando retornar quero tudo pronto e lhe pagarei pelo serviço combinado.

Ah ia esquecendo. Vê aquela bela pilha de taboas? É da melhor qualidade, use-a para a cerca. E no dia seguinte viajou.

Coincidentemente o irmão mais novo também magoado viajou para passar um mês fora.

O carpinteiro chegou no dia seguinte e pediu a um dos serviçais da fazenda para ajudá-lo, e na montanha de taboas começou a separar as melhores.

O serviçal questionou dizendo:
 
-Vamos ter dois trabalhos. Não seria melhor levar a madeira como está e ir colocando à margem do rio?  
 
Disse o carpinteiro:
 
- Não é tão simples assim! Tenho planos especiais para a melhor madeira. Se vamos construir algo seguro e duradouro, temos que usar aquela de melhor qualidade.

Um mês depois chegou o proprietário, que chamou o carpinteiro e juntos foram olhar a cerca. Quão grande foi a sua surpresa ao chegar à margem do rio e não encontrar uma cerca, mas uma bela e bem arquitetada ponte unindo as duas propriedades. Ficou horrorizado e mais indignado ainda.

Ia virar-se para brigar com o carpinteiro, mas ao olhar para o outro lado da ponte, viu o seu irmão atravessá-la correndo, e de braços abertos vinha ao seu encontro. Teve uma grande surpresa, pois o irmão chegou e caiu aos seus pés de joelhos, lhe pedindo perdão pelo mal que lhe havia causado dizendo:

Irmão amado. Perdoa a minha insensatez. Fui ingrato com você, fui vil, nem mereço ser seu amigo, e mesmo assim você construiu uma ponte para unir mais ainda nossas famílias.

O outro surpreendido com as palavras do jovem irmão, ficou muito feliz, pois na verdade o amava demais, e havia ficado por demais magoado ao perdê-lo.

O carpinteiro, silencioso ao lado dos dois se deliciava com a cena, quando o outro perguntou: Quem foi o autor de tão magnífica construção? O mais velho respondeu:

- Este carpinteiro aqui, que a partir de agora está empregado enquanto eu viver. Aí o mais novo perguntou se ele poderia fazer alguns trabalhos também para ele.

Então o carpinteiro solícito e sorridente exclamou:

Não posso trabalhar para vocês permanentemente. TENHO AINDA MUITAS OUTRAS PONTES A CONSTRUIR!!!

*****************************************************

Quando criança ouvimos uma história com este conteúdo. Estamos reproduzindo, não como nos foi narrada, mas ao nosso modo de contador de histórias, com a intenção de lhe proporcionar bem estar ao ler.

Tenha um ótimo domingo

Escrito por Vicente Almeida
26/02/2012

9 comentários:

  1. Parabens Vicente.

    Que Deus coloque uma ponte na vida de cada um de seus filhos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Vicente,

    decisões na vida precipitadas e sem diálogos separam seres humanos.

    ResponderExcluir
  3. Quantas pontes evitariam atritos,essa postagem retrata como as vezes uma atitude insensata pode gera uma discórdia.Vicente Almeida parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Vicente tenha um bom domingo.
    "Construimos muros demais e pontes demenos"Isaac Newton.

    ResponderExcluir
  5. Pois é... Aí eu disse... Parabéns Vicente. Mensagem maravilhosa! Continuemos construindo pontes!

    ResponderExcluir
  6. Vicente,essa postagem me chamou a atenção. Tem muita gente precisando dessa ponte. Espero que alguém, ao ler essa postagem e precisar dessa ponte, a construa..
    Parabéns!!!!!! Você sempre fazendo sua EVANGELIZAÇÃO!

    ResponderExcluir
  7. ... AÍ eu disse:

    Morais:

    Todos somos viajantes do tempo, e em nossa viagem cósmica aprendemos muita coisa. Alguns dividem, outros retêm só para si. Fazemos parte do grupo que divide o que já aprendeu.

    O povo de hoje é muito materialista e está preocupado tão somente com seu bem estar. Ao invés de construir pontes se ocupam em destruí-las para que outros não tenham acesso.

    Rolim, nobre Doutor:

    É verdade, são muitas as formas de construir uma ponte. O perdão é uma delas, pois quando perdoamos, na verdade estamos resgatando a harmonia.

    Danúbio:

    É preciso sensibilidade de uma das partes para que o bom senso prevaleça nas situações mais difíceis e para isto, às vezes precisamos engolir nosso orgulho.

    Magnólia:

    O carpinteiro deste conto é o nosso coração, e está sempre atento e pronto para construir pontes, mas o nosso orgulho, vaidade e prepotência impedem que ele atue.

    Lisboa, meu compadre:

    É verdade, estamos sempre construindo muros e nos isolando cada vez mais. Que pena!

    Artemísia:

    Não precisa muito trabalho nem dispêndio financeiro para construir pontes:

    Fideralina:

    Todos podemos construir pontes. Este é um dos meus trabalhos cristãos: Estimular as pessoas a abrirem espaço em seus corações e deixar entrar a felicidade.

    Todos somos seres limitados, em eterno aprendizado. Temos um tempo para executar cada tarefa que nos foi destinada.

    O que fazemos na verdade é procurar entender o sentido da vida, e repassar aqueles a quem possa interessar.

    **************************

    Podemos construir muitas pontes:

    Perdoando ofensas;

    Tratando os subalternos com respeito;

    Usando o dom da palavra para transmitir conforto e paz;

    Visitando enfermos e levando o conforto amigo, sem pedir que ele fale sobre sua doença;

    Doando a quem necessitar, aquilo não nós é mais útil;

    Procurando controlar os pensamentos negativos contra alguém. Mesmo por que a proporção que esses pensamentos se intensificam vão formando o egrégora pessoal, e a qualquer momento com força incrível desaba sobre a fonte emitente. Inacreditável, mas verdadeiro. "A cada um será dado segundo suas obras".

    ResponderExcluir
  8. Parabéns,Vicente Almeida: você veio a este mundo para construir pontes de luz entre os homens. Abraço fraterno. Fatima.

    ResponderExcluir
  9. ... Aí eu disse:

    Olá Fátima:

    Obrigado por enaltecer este singelo trabalho.

    Construir pontes... Que bom seria ver as pessoas sorrindo e externando paz.

    ResponderExcluir