Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Uma tristeza infinda - Por Pedro Esmeraldo.

Domingo de carnaval: andávamos solitários pelas ruas da cidade e não observávamos o movimento carnavalesco. Ficamos aflitos diante desses dias sombrios e permanecíamos totalmente aterrados pela falta de animação de nossos habitantes. Anteriormente, os dias de carnaval do Crato foram contemplados devido a animações que deixavam o povo inebriado pela observação dos festejos que caiam numa esfera de alegria e de bons momentos elevados pela disposição de seu povo.

Nesse período os habitantes mais velhos desta cidade lembram dos acontecimentos que nos deixavam animados, pois esta cidade foi o berço da civilização caririense.

Por isso, o Crato sofre devido aos descasos de alguns de seus moradores que se deixam acabrunhar diante das fraqueza, entregando os ponto, fugindo da terra, indo passar o carnaval nos grandes centros, e agora no período mais recente, o povo do Crato esta prestigiando uma cidade muito menor, que é Várzea-Alegre, que não tinha o respaldo carnavalesco do Crato. Isto é uma aberração, desdoiro para os cratenses, pois acarreta esmorecimento que se deixa levar adiante das conversas destoantes e do pessimismo doentio.

Os cratenses vivem amargurados, pois não tem força para reagir e deixam a cidade abandonada desse período de festejos carnavalescos.

Em tempos passados, o povo cratense foi um divertido nato, utilizava brincadeiras jocosas e se divertia a valer, possuidor de uma mistura de seriedade, pois tinha o desejo ardente de brincar a fim de extravasar seu sentimento intimo,livrando-se do pensamento negativo, já que, vez por outra, continha a ânsia de desabafar-se das canseiras e das preocupações diárias.

Com o tempo, o carnaval cratense foi se arrefecendo, caindo no esquecimento desse povo, devido a falta de estimulo de alguns políticos do passado que dominavam o Crato, deixando cair os nossos costumes no esquecimento.

2 comentários:

  1. Pedrinho Esmeraldo é um desses cratenses que não se cansa de defender os interesses do Crato. O Crato tem perdido muito para as cidades circunvizinhas e, a unica explicação é a falta de prestigio da classe politica atual. O Crato tem dois deputados estaduais e, em breve teremos a posse do terceiro. Não dão um prego numa barra de sabão.

    Estou mentindo?

    ResponderExcluir
  2. Morais,quem faz o carnaval de sua cidade é o seu povo.A tradição,o sangue carnavalesco,isso o varzealegrense tem.Nós temos a felicidade de termos uma ESURD,animadora dos nossos carnavais,quer que chova ou faça sol.Homens da roça que passam de pai para filhos e netos o gosto pela música e carnaval.Muios ficam na terra não deixando essa tradição acabar.O contrário foi a saudosa CHARANGA,acabou-se quando seus componentes começaram a frequentar os bancos das Universidades.Quem bancou muito tempo o carnaval de V. Alegre foi a ESURD,temos que tirar o chapéu.Hoje sim,há incentivos do governo municipal e estadual.Nós não temos politicos na câmara baixa e alta e o nosso carnaval nunca morreu.O prefeito Helder, com uma visão futurista em relações as festas tradicionais do nosso municipio procurou mostrar que isso é rendimento e cultura.Taí o nosso carnaval na midia nacional.Só faço um pedido que os futuros gestores de V. Alegre não deixe de investir no carnaval,embora que ele não vai se acabar nunca,mas precisa crescer mais.Seria eu,um puro ignorante se não reconhecesse o incentivo e a garra do prefeito Helder nessa festa.Abraços.

    ResponderExcluir