Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 1 de março de 2012

Falhou mais uma tentativa para "canonizar" Lula -- por Armando Lopes Rafael

Chegou-me às mãos, no mês passado, o exemplar da revista “29HORAS”. Para quem não sabe, “29HORAS” é uma publicação mensal distribuída nas salas de embarque do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
O último número da revista citada publicou uma matéria: “Gaviões Fieis a Lula”. Logo no início do mês findo, “29HORAS” antecipava que a Escola de Samba Gaviões da Fiel iria se apresentar (como de fato se apresentou), no carnaval paulistano de 2012 com o enredo “Verás que um filho fiel não foge à luta – Lula, o retrato de uma nação”.

Tratava-se de mais uma homenagem ao ex-presidente da República, inserida dentro do projeto de sacralizar o mito do “presidente-operário” e com o objetivo nitidamente eleitoral, como o foi o filme “O filho do Brasil”, lançado em 2010. Na matéria, a revista publicou a seguinte profecia:
“O samba (enredo da Escola de Samba Gaviões da Fiel) já está na boca do povão, que canta: "Vai meu gavião/ Cantando a saga do menino sonhador/ Um filho do sertão, cabra da peste... irmão...”

A revista (e a equipe de marketing que fez o projeto) deu com os burros n’água!

A estratégia de usar a escola de samba da torcida do Corinthians, clube do qual Lula é conselheiro vitalício, como forma de interferir na eleição para a prefeitura da maior cidade brasileira revelou-se um fiasco. A Gaviões da Fiel ficou num humilhante 9º (nono) lugar, entre as escolas de samba que participaram do desfile deste ano no sambódromo paulista. Desempenho pior, só mesmo o filme “O filho do Brasil”, profetizado por alguns mais fanáticos que “seria o ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro”...

Deu no que deu.

Sobre o fracasso da Gaviões da Fiel – no carnaval paulistano de 2012 – Vinicius Torres Freire, colunista da “Folha de S.Paulo” foi enfático: “O que a escola fez foi “bajulação do poder”, com um “samba-enredo amalucado, submisso e sem graça”. Na mesma linha, o jornalista Josias de Souza, escreveu no UOL: “O desfile da Gaviões ajuda a sacralizar o mito Lula. Dedicada a qualquer outro político, a sacralização carnavalesca seria tachada de demagogia. Oferecida a Lula, funciona como beatificação do mito”.

Em meio ao culto da personalidade, digno da ilha-cárcere da dinastia dos Castros, os marqueteiros tupiniquins ainda não perceberam que o Brasil não é uma Venezuela...

12 comentários:

  1. Prezado Armando.

    Quando esse Governo acabar de torrar as reservas advindas do "Plano Real", das privatizações e da organização do Estado, eu sei qual vai ser a canonização que vai acontecer.

    Espere: Pra frente é que as malas batem.

    Antonio Morais

    ResponderExcluir
  2. Morais:

    Dê uma olhada na minha coluna semanal no Blog do Crato. Hoje estão 4 notas sobre a política (com "p" minúsculo mesmo), a conferir:

    "Xô, sujeira!

    Jânio Quadros prometeu usar a vassoura. Dona Dilma ameaçou fazer uma faxina. Ambos, deram com os burros n’água. Continua pipocando denúncias de corrupção Brasil afora. E os acusados? Ora, quando muito, eles deixam seus cargos e seguem a vida... livres, lépidos e fagueiros!

    Tá feia a coisa

    Foram-se aqueles tempos do “Hay govierno? Soy contra”... Pelo menos aqui no Brasil! Dias atrás, o jornalista João Mellão Neto escreveu: “Afinal, onde está a direita deste país? Será que somos um país só de esquerdistas?”. Faz sentido, pois o governo de dona Dilma não tem oposição. Isso, apesar dos 48 milhões de votos dados a José Serra nas últimas eleições presidenciais. Acovardada e omissa, a oposição esqueceu a maioria silenciosa da população que defende a liberdade, a responsabilidade social, a meritocracia, a propriedade privada, a livre iniciativa, enfim, o Estado Democrático de Direito. Falta a essa “oposição” lideranças autênticas que defendam esses valores e princípios; que combata o patrulhamento ideológico nas instituições estatais; que destoe da bajulação e a insânia que tomou conta deste país há quase dez anos...

    Meteram a boca no trombone

    Não dá para esconder: dona Dilma logrou um tento! Sem dar satisfação aos trogloditas do seu partido, a presidente privatizou os aeroportos de São Paulo (Guarulhos), Campinas e Brasília. E vai privatizar, em breve, os aeroportos do Galeão (Rio de Janeiro), Confins (Belo Horizonte) e o de Salvador, Bahia. E já com vistas à terceira etapa: começou o debate sobe a necessidade de se privatizar os portos públicos brasileiros. Interessante que os fanáticos do PT não fizeram o menor comentário sobre o início da “privataria petista”.

    Se bem me lembro

    Fernando Henrique Cardoso, o velho FHC, privatizou a Telebrás numa época que a população brasileira vivia pendurada nos surrados orelhões, estes acionados pelas velhas fichas de lata. Alguém ainda lembra? Antes dessa privatização existiam menos de 20 milhões de linhas telefônicas instaladas no país-continental chamado Brasil. Naquela época, quem quisesse uma linha telefônica entrava na fila do “Plano de Expansão”, pagando o equivalente a R$ 5 mil às jurássicas estatais. Hoje existem mais de 240 milhões de linhas instaladas. Para adquirir uma o cidadão perde cerca de dez minutos. A um preço baratíssimo e dividido em 10 módicas parcelas mensais".

    ResponderExcluir
  3. Realmete o Brasil não é mais uma Venezuela. Eu , não mais preciso fugir de região a região para fugir do degredo. E o fiz,sabe o por quÊ? pORQUEse alguem soubesse do meu pensamento "eles me exportariam" e eu não nasci pra ser exportado, tanto que aqui estou."Eis-me aqui!" e de novo com vocês!" O mesmo e sempre".

    ResponderExcluir
  4. Para o azar ou a felicidade do Sr. Armando Rafael eu li sua postagem, portanto, sou um leitor seu, embora crítico. Seu comentário aqui foi bem mais contundente que sua postagem.

    Dizer o que da sua narrativa? Continua cheio de ódio do Lula o que eu acho positivo em uma democracia, democracia essa, que eu gostaria de saber se o nobre cidadão fez algo, para que ela se efetivasse. O Assis Costa disse tudo, e o disse tão bem, que vou transcrever sua fala: "Realmete o Brasil não é mais uma Venezuela. Eu , não mais preciso fugir de região a região para fugir do degredo. E o fiz,sabe o por quÊ? pORQUEse alguem soubesse do meu pensamento "eles me exportariam" e eu não nasci pra ser exportado, tanto que aqui estou."Eis-me aqui!" e de novo com vocês!" O mesmo e sempre".cic.
    Já disse por diversas vezes, não sou ptista, mas admiro muito o Lula, sua História e o seu carisma junto ao povo. Depois dele, o Brasil mudou de cara, depois dele, não somos mais um pais copia do que acontece lá fora, e sim inserido num mundo globalizado, falando de igual para igual.
    Mas, é bom estar indignado, isso nos dá motivação! Um fato inegável: Diziam os opositores do Lula que se ele fosse eleito o exercito tomaria o poder. Erraram feio! Alem de as fôrças armadas ficarem quietas em suas casernas o Lula se reelegeu e fez seu sucessor. Conhece mais alguém que fez isso no Brasil?
    Enquanto os políticos forem escolhidos pelo povo eu continuarei acreditando na capacidade desse povo em aprender. É só não interromper!

    ResponderExcluir
  5. A julgar pelos desfiles de escolas de samba e pelos que não ganharam um oscar, sob a ótica de Sr Rafael, infere-se que LUIZ GONZAGA ao "ganhar" o carnaval do rio deveria ser canonizado? Ou Renato Aragão junto com os outros três "trapalhões" deveria ser demonizados, vez que, junto com a unidos do cabuçu, se não me falha a memória, cairam para o grupo de acesso no ocarnaval do rio em anos recentes?

    Não, não é nada disso. o que se tem é que, como bem colocou o francisco oliveira, o sr rafael parece nutrir um certo ódio pelo Sr Luiz Inácio. Não podemos dizer que é inveja, vez que os horizontes destas duas figuras parecem ser distintos...

    Mas não desistam, embora demore um pouco, não tarda e o luis inácio sairá de cena, assim como saíram os diversos coronéis pistoleiros que por muito tem aterrorizaram e saquearam o ceará, sobretudo os coronéis do cariri e de quem ainda hoje não ousam os "historiadores" da região retratar, em livros ou em blogs, as atrocidades por eles cometidas.

    Ah! e antes de canonizar luiz gonzaga, mesmo tendo ele sido um grande artista, lembrem-se que ele tinha uma certa quedinha pelos militares...pela ditadura...pelos coronéis...

    ResponderExcluir
  6. Prezado primo Zé Maguin.

    Uma das minhas decepções com o Luiz Inacio foi vê-lo liberar 6 bilhões para salvar o Banco de um Coronel para o Coronel desfilar em cima de um carro no Ceará e apoiar a Dilma. OH voto caro!.

    Foi tambem vê-lo abraçar o que de pior tem a politica brasileira como Renan, Sarney, Maluf e o Jader Barbalho de quem beijou as mãos que há pouco tempo haviam sido algemadas.

    Concordo plenamente com o seu comentario.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. --1--

    Francisco Gonçalves:

    Quero deixar claro que respeito (e acato) a sua admiração pelo ex-presidente Lula. É um direito alienável seu.
    Esclareço que, pessoalmente (e com sinceridade) torço para que o ex-presidente supere o problema de saúde que o acomete.
    Quero deixar claro e esclareço que, politicamente, faço sérias restrições ao ex-presidente por algumas (das muitas) razões abaixo:

    – Lula vetou o aumento dado aos aposentados. Aumento este pelo qual ele sempre lutou, ou fingiu lutar quando era candidato;
    – Lula é um demagogo. Das 25 promessas feitas em campanha eleitoral, 23 promessas de campanha da área de segurança não foram cumpridas por ele. Nesta área o país está bem pior como você – morador em São Paulo – não pode negar;
    – Lula prometeu implantar o sistema único de segurança pública nacional. O projeto foi arquivado;
    – pelas inúmeras denúncias de corrupção acobertadas no governo dele;
    – porque no (des)governo dele, Lula gastou mais em publicidade do que em saneamento básico;
    (continua)

    ResponderExcluir
  8. --2—

    – pelas enganações feitas por ele, a exemplo do que fez no “Mensalão”: “eu não sabia de nada o que ocorria nos gabinetes ao lado”;
    – O PT e Lula preferiram perdoar os mensaleiros, comprovados e confessos, e apoiar suas candidaturas dos acusados. Faltou pulso e ética do ex-presidente;
    – pelo aparelhamento que o governo dele fez nas estatais (Petrobras, Caixa Econômica, Banco do Brasil, BNDES, etc) todas colocadas a serviço do PT;
    – porque Lula dobrou o número de funcionários no Planalto. De 1,8 mil, foi pra 3,3 mil funcionários. Só assim para empregar todos os amigos do PT;
    – Lula desmoralizou as instituições: com apoio do governo dele os sem-terra que invadiram e depredaram o Congresso Nacional;
    – Durante o governo Lula cerca de 23.000 petistas empregados nos 38 ministérios, a maioria criada apenas para servir de cabide de emprego dessa massa sem qualificação. Isso foi um retrocesso até mesmo na triste tradição republicana brasileira;

    (continua)

    ResponderExcluir
  9. --3—

    – Enquanto Lula devolvia os atletas cubanos que pediram asilo ao Brasil (nos Jogos Pan-americanos) e não queria voltar à ilha-prisão, quebrando uma tradição da diplomacia brsileira, concedeu asilo ao terrorista italiano Cesare Battisti;
    – Lula defendeu o direito ao sigilo bancário dos suspeitos de atos ílicitos para atrapalhar as investigações das CPIs, mas ao mesmo tempo seu governo quebrou o sigilo bancário de um simples caseiro, para tentar desacreditar as denuncias dele;
    – Antes de Lula assumir a presidência o filho de Lula era monitor de Jardim Zoológico. Três anos depois tornou-se um empresário milionário, com contratos suspeitos com a Telemar;
    Etc. etc.

    Pediria ao nobre Francisco Gonçalves apenas para dizer se o enumerado acima é VERDADE ou INVENÇÃO...

    No mais, concordo com o Sr. Francisco Gonçalves: ele não me conhece; não sabe quem sou; não conhece minha conduta pessoal, tampouco sabe as referências que possuo na cidade onde resido...

    ResponderExcluir
  10. Essa escolinha medíocre estava apenas retribuindo os milhões de reais que a União, via BNDES, vai "investir" no futuro chiqueiro corintiano...

    ResponderExcluir
  11. Morais,

    Em relação a PRIVATARIA, não creio que dê para se compará NEM DE LONGE o que fizeram tanto o FHC como o Fernando Collor com o que fez e está fazendo a Dilma...AINDA NÃO HÁ COMO COMPARÁ OS DOIS FATOS...

    Analisando sem paixões, vemos que o que o governo FHC fez com a Vale do Rio Doce (hoje VALE) e suas reservas e a CSN (a título de exemplo) só seria comparável (igualável) se DONA DILMA HOJE VENDESSE A AMAZÔNIA E RECEBESSE O PAGAMENTO EM TÍTULOS DA DÍVIDA GREGA...(de fato a amazônia está sendo vendida...taquim por taquim).

    Quanto as teles, o que dizer? SUCATEOU-SE AS EMPRESAS, VENDEU-SE A PREÇO DE CASCA DE "MAXIXE CABELUDO" E,TRANSFERIDO O DOMÍNIO, EMPRESTOU-SE BILHÕES DE DINHEIRO PÚBLICO PARA QUE O "PROPRIETÁRIO" INVISTESSE NA MESMA...FÁCIL REESTRUTURAR EMPRESAS E GANHAR DINHEIRO ASSIM, NÉ!!!

    Lógico que um roubo não justifica o outro, mas o volume de dinheiro público roubado (ou deixado de ser arrecadado) com as privatizações de FHC e collor, precisaria de pelo menos uns 20 a 30 mensalões para equipará-los + uns 40 aeroportos.

    Ainda na linha de que UM ROUBO NÃO JUSTIFICA O OUTRO, o que dizer do "probleminha" no BANESTADO? quem roubou, quem não apurou...

    por último, os corruptos de carteirinha sempre vão está em volta ao poder. Lembremos grande parte dos ladrões que acompanham dilma (como os do pmdb) acompanharam lula, FHC, itamar, etc...(creio que quando eva entregou a maçã a adão quem estava junto com eles era Renan Calheiros/sarney e não a serpente).rs.

    ResponderExcluir
  12. Incrível a visão fanática de Zé Maguim. Vai ver que ele acredita que existe gente honesta nesse PT...

    ResponderExcluir