Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 4 de abril de 2012

CONVERSANDO COM O MEU PAI - Por Mundim do Vale

Meu pai, que grande alegria,
Estou feliz, pode crer.
Eu marquei para este dia
um diálogo com você.
Tudo que vou perguntar,
sem querer lhe incomodar,
vou usar como apostila.
Sua vida duradoura
sempre foi a promotora
da união da família?

Meu pai, me diga, por quê
A sua serenidade?
Diga-me: por que você
vive com tranquilidade,
se durante a sua vida
houve subida e descida
para você enfrentar?
Com quem você aprendeu,
de quem você recebeu,
como pôde conservar?

Ensine como guardou
todos os princípios seus.
Diga-me: de quem herdou
sua grande fé em Deus?
A sua religião,
sua boa educação
são herança de seus pais?
Sua boa experiência
E o dom da paciência,
por que crescem sempre mais?

Diga como conseguiu
Construir seu ideal
Se você não concluiu
Nem mesmo o primeiro grau?
Por que você, nessa idade,
Tem tanta vitalidade
Que nem todo mundo tem
Diga sem pestanejar
Se pretende ultrapassar
Dos noventa para os cem.

Uma coisa que eu queria
E há tempo peço a Deus
É de poder ver um dia
Meus filhos iguais aos seus.
Se você me ensinar
A receita de educar,
Quem sabe, posso aprender?
Só tem uma coisa mais:
Nós dois não somos iguais.
Como é que eu vou fazer?
_____________________________

Meu filho, eu vou explicar
Da vida a realidade
Não há quem possa mudar
O poder da divindade
Eu tropecei na descida
Me equilibrei na subida
Porque com Deus ninguém cai.
E assim eu vou lutando,
Com lembrança conservando
Os conselhos do meu pai.

Lhe ensinar como guardei
Os meus princípios de fé,
Não vai precisar, eu sei,
Pois você sabe o que é.
Para alguém ser educado,
Não precisa de mestrado
Nem de pós-graduação.
Paciência e experiência
São virtudes de ciência
Que não têm limitação.

Meu ideal encontrei
Com muita boa vontade,
Por isso não precisei
Diploma de faculdade.
Se muito eu estou vivendo,
É Deus quem está querendo
Meus trabalhos concluídos.
Se ele assim determinar,
Posso até ultrapassar
Os cem anos bem vividos.

Um jardim fica seguro
Se o jardineiro regar
Para um filho ter futuro
O pai tem que educar.
Siga em frente, não esqueça
Grave na sua cabeça
Tudo que eu lhe ensinei.
Caminhe pelos meus trilhos,
Repasse para sues filhos
A educação que lhe dei.

Meu filho, eu também gostei
Dessa sua arguição
Você sabe, eu também sei
o valor da educação.
Meus filhos são um composto
E não me deram desgosto
Nem um dia em minha vida.
Com essa boa convivência
Hoje eu tenho a consciência
Da minha missão cumprida.


Mundim do Vale (Raimundinho Piau)
12/07/2001 (no aniversário de  83 anos)

5 comentários:

  1. Prezado Mundim.

    Esta sua conversa com o velho Pedro é uma peça literária de valor impar.

    Mostra como seu pai conseguiu e você consegue ser: bom, integro, amigo, e admirado.

    Que Deus abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  2. Esse poema, foi recitado na missa de sétimo dia, pela minha cunhada Glória Luís.

    ResponderExcluir
  3. ... Aí eu disse:

    Quanta simplicidade, quanta beleza.

    Que belo argumento para a posteridade.

    A poesia ainda é a mais bela forma de expressar nossos mais profundos sentimentos.

    ResponderExcluir
  4. Mundim,

    Um poema eterno e atual, que veio para ficar.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Prezado RAIMUNDIM, um belo e rico diálogo!!! Uma expressão profunda de sensibilidade, afeto,confiança, sabedoria, verdades... que vocês dois, tão poeticamente, versificaram. Lindo POEMA com grandes ensinamentos que serão lembrados e eternizados!!! Li e reli.
    Nosso estimado e saudoso seu PEDRO PIAU, um modelo de simplicidade, um exemplo de serenidade, um testemunho de INTEGRIDADE...Com certeza, feliz está na GLÓRIA CELESTIAL!!!
    Grande abraço de PAZ, amigo.
    ISABEL VIEIRA

    ResponderExcluir