Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 4 de abril de 2012

Historias do Deputado Otacilio Correia - Por Blog do Sanharol



Deputado Otacílio Correia.

São tantas as historias do Deputado Otacílio Correia, contadas e recontadas por aí a fora, que dificilmente não as conhecemos de có e salteado.

Danúbio Bezerra, varzealegrense com passagem por Farias Brito, hoje radicado em Crato propala por onde passa que o Deputado Otacílio Correia foi o único politico a cumprir integralmente com os compromissos assumidos em campanha com o município de Farias Brito. Fala sobre as  grandes obras que construiu naquele município, dentre elas a ponte que liga a sede do cidade aos distritos de Kinkunkar, Nova Betania e Cariutaba.

A historia a seguir trata exatamente  das visitas do Deputado Otacílio  aquele municipio em épocas de campanhas politicas.

Acompanhado do coordenador politico Antônio Rolim de Morais saíram de porta em porta, sitio em sitio por toda ribeira.

Na Oiticica o Otacílio  encomendou  um almoço para a caravana, solicitando da dona da casa que caprichasse uma galinha caipira.  Em cada casa ouvia-se as necessidades dos eleitores. Antônio Rolim anotava tudo  num caderno para posterior analise e, possível atendimento. Um suplente de vereador declarou que para fazer um trabalho a contento precisava de um carro, se possível uma rural, para o transporte de pessoal. Um pouco mais adiante, um casal com mais de sessentanos comunicou  a necessidade de  um transporte para  se deslocar ao Canindé com fins de pagar promessa com São Francisco.

Antônio Rolim  anotava tudo e, ficava o compromisso de uma resposta, o quanto mais breve possível.

Depois do almoço,  Otacílio perguntou o valor da conta e, a mulher respondeu na bucha: "Trezentos real". Otacílio pagou sem titubear, mas pelo preço absurdo, perguntou para mulher se era difícil galinha caipira por aqueles lados. A mulher respondeu: Galinha caipira é fácil, tem aos montes, o difícil por aqui é um Deputado.

De volta, já em Várzea-Alegre, passaram, então, a comparar as promessas com os possíveis retornos em votos. Concluíram que uma rural era um investimento muito alto para o retorno previsto. Esquece, nada de rural, decidiu Otacílio.

E a viagem do casal de idosos ao Canindé, o que podemos  faze para atender? Perguntou Otacílio:  Antônio Rolim, coçou a cabeça e respondeu prontamente: Manda ir na rural.

5 comentários:

  1. Varzea-Alegre, Farias Brito e municipios circunvizinhos devem muito ao trabalho proficuo do Deputado Otacilio Correia.

    Na ponte de que fala o Danubio Bezerra, em tempos não muito distante, cheguei a atravessar o Rio Carius de canoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Ilustre deputado, foi um grande exemplo de cidadão, que hoje a politica, não tem ninguém com um quarto, da honestidade dele. Infelizmente, já não está ha muito tempo entre nós.

      Excluir
  2. É verdade Morais,em Farias Brito ele trabalhou demais,inclusive a ponte acima citada foi denominada com o nome de Otacílio Correia.em reconhecimento e gratidão aos serviços prestados.

    ResponderExcluir
  3. Otacílio Correia foi visitar o prefeito de Carius senhor Augusto e por lá entrou numa bebedeira de cerveja até por volta da meia noite. O Deputado resolveu vir dormir em Várzea-Alegre, mas o Prefeito Augusto convida-o para dormiu em Carius. La pelas quatro da manhã deu vontade de fazer xixi, indo para o único banheiro bateu na porta e estava ocupado. Voltando para sala onde dormiu tinha uma criança em outra rede, então, lhe veio à idéia de pegar a criança e colocar na sua rede para fazer xixi na rede da criança, mas nada deu certo, pois quando voltou o menino tinha feito cocô na sua rede.

    ResponderExcluir
  4. Grande Político, grande Homem.
    Lembro em Fortaleza por volta dos anos 70 estivemos com o Deputado Sr. Otacílio Correia. Eu, meu cunhado Joaquim Mila e seu Irmão João Mila (felecido), para com o auxilio e pretígio do nosso saudoso Deputado, resolver um sério problema de magistério de minha Irmã Dra. Francineide, o que fomos todos diretamente com o Secretário de Educação. e que fomos protamente atendidos, e todo problema que era de perseguição política,foi solucionado para o bem e educação de todos.

    ResponderExcluir