Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 4 de abril de 2012

Cordel - Blog do Sanharol.

Qualquer texto, seja em prosa, seja em verso, precisa ter graça, harmonia e compromisso com a gramatica e com o enredo. No caso do cordel é necessário que, alem de tudo, seja bem metrificado e bem rimado. Do contrario, não consegue prender o leitor.

Leandro Gomes de Barros, um dos nossos primeiros, escreveu Viagem ao Céu, um bom trabalho. Um pouco mais tarde foi a vez de Manuel Camilo escrever o hoje famoso Viagem a São Saruê. Trata-se de um texto fantasioso ao extremo, onde o autor comete muitos erros de métrica, principalmente nas duas estrofes com versos decassílabos. Mais recentemente, o cearense Arievaldo Viana e o pernambucano Manuel Monteiro, dois poetas centrados e cuidadosos, escreveram Viagem a Baixa da Egua.

Viagem a Baixa da Egua postarei  em quatro vezes de 8 estrofes nos próximos dias.

2 comentários:

  1. A partir de amanha estarei postando o cordel "Viagem a Baixa da Egua". Serão quatro postagens de oito estrofes.

    Um bom cordel. Acompanhe.

    ResponderExcluir
  2. Antonio Morais

    Nem sou bom rimando e nem proseando, mas digo lá do meu jeito tosco o que quero dizer. As pessoas entendem, posso estabelecer um diálogo entre eu e leitor. José Saramago, nosso único Nobel de literatura em língua portuguesa seu estilo é usar o ponto e a vírgula para contar suas histórias é um escritor imaginoso, acho que é o que interessa. Lendo um livro de críticas literárias onde comparava um texto original da obra de José de Alencar vi o quanto o nosso mais romântico escritor pecava no português. Quanto à métrica poética sempre tive dificuldades em contar as sílabas.
    Em tempo Morais aqui em São Paulo eu posso te garantir que o blog do sanharol é muito bem visitado.

    ResponderExcluir