Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 12 de abril de 2012

JARARACA - E sua historia.


Jararaca preso em Mossoró - 1927.

José Leite de Santana, pernanbucano, conhecido como JARARACA, era um dos mais valentes cangaceiros do bando do Capitão Virgulino.

Foi um dos mais atuantes durante o ataque feito pelo bando à cidade de Mossoró (RN), tendo, em função disso recebido um tiro no peito, e ficado estirado na rua. Como a população mossoroense resistiu bravamente ao ataque, os cangaceiros bateram em retirada deixando o companheiro Jararaca que foi dado como morto.

Logo que o bando retirou-se da cidade, mesmo temendo um retorno de Lampião o povo foi para as ruas e encontrou estendido e ferido o cangaceiro Jararaca, ainda vivo, que de imediato foi capturarado e arrastado para a prisão local, onde ficou aguardando a execução que lhe estava reservada.

Antes de ser executado, Jararaca riu com as lembranças de sua vida ao lado de Lampião e, ainda na cadeira virou atração pública na cidade potiguar. Quando já apresentava alguma melhora do ferimento, mesmo sem ser medicado, ouviu que seria transferido para a capital, Natal. Era mentira. Relata quem assistiu que, “Alta noite, da quinta para a sexta-feira, levaram Jararaca para o cemitério, onde já estava aberta sua cova”. 

Pressentindo que ia ser sacrificado, Jararaca diz: “Sei que vou morrer. Vão ver como morre um cangaceiro!”
O capitão Abdon Nunes, que comandava a polícia em Mossoró, relatou dias depois os momentos finais do capanga de Lampião: “Foi-lhe dada uma coronhada e uma punhalada mortal. O bandido deu um grande urro e caiu na cova, empurrado. Os soldados cobriram-lhe o corpo com areia”. Tinha 22 anos de idade.

Pelas circunstâncias da morte, o túmulo de Jararaca virou local de romaria. Até hoje as pessoas rezam e fazem promessas com pedidos ao cangaceiro executado.

Um comentário:

  1. A partir de amanha estarei postando um cordel com a historia de Jararaca.

    Bastante interessante. Acompanhe, voce vai conhecer parte da historia do cangaço. Serão cinco postagens de seis estrofes.

    ResponderExcluir