Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 21 de maio de 2012

CONVITE REJEITADO -Por Mundim do Vale.

Era no mês de São João
A safra toda segura,
Nosso povo satisfeito
Com toda aquela fartura.
O arroz de Joaquim André,
Todo maduro no pé
Com dois metros de altura
.
O nosso povo vibrando
Não esquecia o assunto:
- Esse ano tem fartura
Que o inverno chegou junto.
O povo lá não parava,
Todo dia perguntava
Onde tinha um adjunto.

Antônio Morais, curioso
Abordou Joaquim André:
Meu tío o seu adjunto
Me diga quando é, que é.
O cacho já tá virando,
Se não for logo catando
Nasce de novo no pé.

- Meu sobrinho eu vou fazer
Depois da confirmação,
De dois compadres que tenho
Na Bahia e Maranão.
Mandei carta para os dois,
Pra virem catar arroz
Nesse mês de São João.

Os convites:

Meu compadre Zé Sarney
Você é meu convidado,
Para vir A Várzea Alegre
Catar arroz no Machado.
Mas é pra vir com urgência,
Deixe que a presidência
Pode ficar com o senado.

Eu sei que o compadre vem
Junto com a caravana,
Se gostar de adjunto
Aqui tem toda semana.
Aqui eu vou terminar,
Mas quero também mandar
A bênção de Roaseana.

Meu compadre A.C.M.
Venha aqui na quarta feira,
O compadre Zé Sarney
Lhe espera na ribeira.
Vamos ver se vocês dois
Vão apanhar mais arroz
Que Tindé e Oliveira.

Venha para abençoar
Luís, o seu afilhado,
O bichim tá na escola
Mas é muito encabolado.
Traga pra ele um presente,
Daqueles bem envolvente
Que dão para aliado.

Já passava uma semana
E Joaquim pra lá e pra cá,
Antônio falou novamente:
Deixe os compadre pra lá.
O melhor para você,
É cantar sindô Lelê,
Oi sindô sindô lalá.

Compadre A.C.M. escreveu
Dizendo que não, vem não,
Consultou um pai de santo
Que mostrou uma visão.
Espôs os búzios mostrando,
Um baiano despencando
Na queda de um avião.

Compadre Sarney também
Pediu pra ser dispensado,
Roseana tá doente
E precisa de cuidado.
Mas que ele tem um plano
Para vir no próximo ano
Catar arroz no Machado.

Mas se Sarney me chamar
Pra apanhar babaçu,
Eu tambem vou rejeitar
Só pra ver o sururu.
Não mando José Joaquim,
Nem Manoel de Mininim
E nem Raimundo Bitu.

Se A.C.M. Me chamar
Para apanha de cacau,
Ele vai chorar godê
Como nenem por mingau.
Não vou mandar Expedito,
Luís Lobo e Antonito
Pra dançar maneiro pau,


Derdicado aos primos; Morais e Luís Lisboa.

2 comentários:

  1. Prezado primo Mundim do Vale.

    Agradeço sua atenção em atendimento a minha solicitação. Ficou melhor que a encomenda. Nesta historia quem terminou perdendo foram os convidados Sarney e ACM. O adjunto de tio Joaquim André era o fraco.

    Gostei do termo - Chorar godê! Lembrei-me do velho Pedro.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Eita mundim pequeno
    Do tamanho de um pote de Arroz
    O mundim que estou falando
    Este cabe nois dois
    O MUNDIM que conheceu meu pai
    Este não tropeça nem cai
    Sabe bem o que diz
    Sendo com o pai do Morais
    Ou com o pai do Luiz
    Só desconheço esta amizade
    Se é verdade eu não sei
    Imagine a intimidade
    O meu pai debatendo com A C M e Sarney

    MUNDIM: um abração.

    ResponderExcluir