Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 21 de maio de 2012

O VALOR DE UM DOBRADO - Por Vicente Almeida


Maestro Azul que nos deixou há 17 anos.


Em respeito a Música do Dia (021), transcrevo aqui o meu comentário àquela postagem.
*************************************

Em meus tempos de criança aqui no Crato curti muito um dobrado executado pela Banda de Música Municipal tendo a frente o Maestro Azul.

Aquela banda, constituída por homens valorosos usando uma farda azul, parecendo militares em farda de gala, sempre aparecia resplandecente nas celebrações cívicas e religiosas. Era o orgulho da municipalidade.

E eu via a banda passar com seus componentes garbosamente vestidos e orgulhosos ostentando um semblante sereno e prazeiroso. Eles conduziam o estandarte do prazer, da alegria e da paz.


Seria impossível aqui descrever o meu sentimento diante de um dobrado, por que ele vem recheado de saudade e a saudade às vezes dói. Mas mesmo doendo é muito gostoso de sentir.

A. Morais. A sua postagem foi excelente por isto me reporto usando a página principal - Parabéns.

Graças a postagem acabo de fazer uma viagem ao passado, fui lá na esquina do tempo para ver a banda passando na antiga rua Dr. João Pessoa, calçada de paralelepídos.

Espiando a rua comigo e fazendo sombra percebemos estáticos e absortos, antigos prédios do tempo colonial, e nas suas calçadas assentados em belas cadeiras de balanço, seus moradores.

Vi as duas amplificadoras "Cratense" e "Cariri" com ramificações em toda a cidade pararem de transmitir seu som e os locutores correrem para as portas.

Era um desfile muito bonito a ponto de não se poder perder um só detalhe. Olhei para cima e vi todos os terraços do Grande Hotel do primeiro ao terceiro andar, lotados de espectadores.


Na Praça Siqueira Campos, bela e ornamentada divisava o palanque dos promotores das festividades. E ouvi soar lá do meio da praça um grito "Olha a pipoca amanteigada e quentinha". Era o Zé pipoca fazendo o seu comercial aproveitando o momento para vender mais...

Que saudades... Quanto tempo já passou... Mas acho que esse passado foi importante só para mim e para meu olhar de criança, e essa lembrança guardo como um troféu dourado no fundo do coração. 

Dizem que recordar é viver, e é verdade, pois, cada boa recordação nos conduz no tempo e no espaço, ao local de sua orígem.
*************************************
Dedico ao A. Morais pelo seu esforço em conduzir este Blog com diplomacia, renùncia e muita dedicação.
Escrito por Vicente Almeida
21/05/2012

2 comentários:

  1. ...Aí eu disse:

    Nunca fiquei sabendo se o belo fardamento azul era em homenagem ao Maestro Azul, ou se o Maestro Azul tinha esse nome por reger a Banda cuja farda era azul.

    Algum leitor poderia me satisfazer essa curiosidade?

    ResponderExcluir
  2. Prezado compadre.

    Eu sou um admirador inveterado de Bandas de Musica. Reconhecidamente o Crato valoriza muito este segmento. Instrumentos novos e em grande quantidade, maestro e muitos jovens interessados em aprender a arte. Varzea-Alegre tambem é uma privilegiada. Tem uma das melhores bandas de musica do Ceará. Louve-se os administradores nesta área da cultura. Dá gosto ver as bandas de musica destes dois municipios.

    ResponderExcluir