Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 24 de maio de 2012

A versão cangaceira de Jânio Quadros - Por Ancelmo Góis.



Senador Collor de Melo cumprimenta Cachoeira.

O jornalista Ancelmo Góis publicou em sua coluna as três notas abaixo reproduzidas:

Lembrando Jânio

Fernando Collor, na CPI do Cachoeira, tem chamado mais atenção pelo… linguajar circuncisfláutico. Quinta, ao justificar a estapafúrdia tentativa de convocação do coleguinha Policarpo Jr., da “Veja”, declamou:

Não se me acoime de ter comportamento alapado, lançadiço ou rafeiro em relação ao hebdomadário em tela.

Hã?

Góis explica…

“Acoimar”, segundo o “Aurélio”, é castigar, punir, censurar. “Alapado” é escondido. “Lançadiço” é desprezível. “Rafeiro” é o indivíduo que acompanha sempre o outro, como cão de guarda, vigiando-o, defendendo-o. “Hebdomadário” é semanário, caso da “Veja”.

Em tempo…

“Circuncisfláutico” quer dizer rebuscado, pretensioso.

Na sessão da CPI desta terça-feira, Collor apertou a mão de Carlinhos Cachoeira, cumprimentou o advogado Márcio Thomaz Bastos pelo bom trabalho como defensor do delinquente e instalou-se na cadeira de inquisidor. Minutos depois, caprichando no olhar de assustar Pedro Simon, o pecador militante que acusa inocentes sem ficar ruborizado reincidiu no palavrório estranhíssimo para recomeçar a guerra contra a imprensa independente.

As dimensões do surto obrigaram a direção do Sanatório a antecipar a inauguração do Puxadinho Fernando Collor, reservada a hóspedes de alta periculosidade. É o caso da versão cangaceira de Jânio Quadros.

2 comentários:

  1. O que se esperar de um povo que há 20 anos impinchou um presidente da republica e depois lhe elege senador.

    O que esperar de um senador que aperta e mão e cumprimenta o Cachoeira em pleno plenario de uma CPI?. Não punam o Demostenes.

    ResponderExcluir
  2. SE TODO CONTRAVENTOR TIVESSE COMO ESCUDO PROTETOR UM ADVOGADO COMO ESSE EX-MINISTRO MÁRCIO THOMAZ BASTOS, COM CERTEZA MUITOS DESISTIRIAM.

    SERÁ QUE VALE APENA O CABOCLO SE EXPOR, CORRER RISCOS, PUXAR CADEIA ETC., PARA GASTAR SÓ DE UMA LAPADA R$ 15.000.000,00.

    ALGUM AMIGO INTERNAUTA PODERIA NOS INFORMAR COMO DR. BASTOS CHEGOU AO VALOR DESSES HONORÁRIOS TÃO MODESTOS?

    SERÁ QUE ELE ESTÁ CALCULANDO UM PERCENTUAL SOBRE TUDO QUE CACHOEIRA SURRUPIOU DAS TETAS GOVERNAMENTAIS DURANTE TODA SUA VIDA DE MARGINAL?

    UM SUJEITO COM O ESCRÚPULO E COM O CARÁTER DESSE DR. BASTOS, ALGUÉM TEM DÚVIDAS DAS BARBARIDADES QUE ELE FEZ QUANDO ESTEVE EXERCENDO O CARGO DE MINISTRO DA JUSTIÇA?

    SERIA MUITO OPORTUNO QUE A PF INVESTIGASSE A VIDA FINANCEIRA DESSE EX-MINISTRO. EU ACHO QUE ELE É 15 MILHÕES VEZES PIOR DO QUE O CARLINHOS CACHOEIRA.

    ResponderExcluir