Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 26 de abril de 2013

As afeições desordenadas.

Todas as vezes que o homem deseja alguma coisa desordenadamente, torna-se logo inquieto. O soberbo e o avarento nunca sossegam; entretanto, o pobre e o humilde de espirito vivem em muita paz. O homem que não é perfeitamente mortificado facilmente é tentado e vencido, até em coisas pequenas e insignificantes.

O fraco de espirito e ainda um pouco carnal e inclinado as coisas sensiveis, dificilmente pode desapegar-se totalmente dos desejos terrenos. E quando deles se priva, ordinariamente se entristece; e com facilidade se irrita se alguem o contradiz.

Se, porém, alcança o que deseja, sente logo o remorso da consciência, porque obedeceu a paixão, que nada vale para alcançar a paz que almejava. Em resistir, pois, ás paixões, se acha a verdadeira paz do coração, e não em segui-las.

Não há portanto, paz no coração do homem carnal, nem do homem entregue as coisas exteriores, mas somente no daquele que é fervoroso e espiritual.


Um comentário: