Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 7 de junho de 2012

O Sertão dos Poetas: Mundim do Vale X Sávio Pinheiro

Mundim:

Dr. Sávio se oriente
Que você não dá no couro,
Não venha com desafouro
Que a boca aqui é quente.
Sou seguro no repente,
Na oitava, no quadrão,
Na gemedeira, mourão
E galope a beira mar.
NÃO É BOM DESAFIAR
SEM CONHECER O SERTÃO.

Sávio:

Mundim deixe de besteira
Que eu sou fera em poesia,
Na minha academia
Desafiei o Moreira.
Já provoquei  Zé Limeira
Com aquele seu linguajar,
Rimando sem respeitar
A turma das profissão.
CONHEÇO BEM O SERTÃO
E ACHO BOM DESAFIAR.

Mundim:

Nunca ví no seu repente
Uma queima de caieira,
Com aquela cabroeira
Toda tomando aguardente.
Não fala do penitente
Na auto-fragelação,
Que o sangue sem contenção
Desce até o calcanhar.
NÃO É BOM DESAFIAR
SEM CONHECER O SERTÃO.

Sávio:

Eu já ví uma farinhada
E já provei do beiju,
Ví de perto o caititu
E arranjei namorada.
A moça era tão prendada
Que não deixava eu beijar,
Quando eu tentava abraçar
Ela dava um beliscão.
CONHEÇO BEM O SERTÃO
E ACHO BOM DESAFIAR.

Mundim:

Você que ser mais que eu
Mas é poeta de praça,
Nunca pegou na cabaça
Nem uma enchada, bateu.
Eu sei que não aprendeu
A rimar um capitão,
Feito com feijão com pão
Sem carne pra misturar.
NÃO É BOM DESAFIAR
SEM CONHECER O SERTÃO.

Sávio:

Você tá equivocado
Querendo ser inimigo,
O sertão foi meu abrigo
Lá no Vale do Machado.
Foi lá que fui batizado,
Que aprendí a rimar,
Para hohe encarar
Um poeta fanfarrão.
CONHEÇO BEM O SERTÃO
E ACHO BOM DESAFIAR.

Mundim:

Vate metropolitano
Vá tartar de curar gente,
Que aqui o nosso repente
É todo provinciano.
Nosso verso é suburbano
Colhido aqui dese chão,
Como quermesse e leilão
Aqui do nosso lugar.
NÃO É BOM DESAFIAR
SEM CONHECRE O SERTÃO

Sávio:

Me formei em medicina
Mas gosto dessa cultura,
Passo dois dias na cura
E passo dois na esquina.
A viola só afina
Se tiver com quem brigar,
Podem até reencarnar
O bandido Lampião.
CONHEÇO BEM  O SERTÃO
E ACHO BOM DESAFIAR.

Mundim:

Tá afinada a viola
Mas é ruim o cantador,
De certo o seu professor
Não lhe ensinou na escola.
Vou lhe dar uma esmola
Mas é somente um tostão,
Não deixe cair no chão
Que você vai precisar.
NÃO É BOM DESAFIAR
SEM CONHECER O SERTÃO.

Sávio:

O sertão é meu e seu
Sei que você sdabe disso,
Se você tem compromisso
Sabe do esforço meu.
Só que o poeta esqueceu
Que deixou o seu lugar,
Pra morar perto do mar
Na mais completa omissão.
CONHEÇO BEM O SERTÃO
E ACHO BOM DESAFIAR.

3 comentários:

  1. Leitor do blogdosanharol é privilegiado em saborear do talento de dois grandes poetas Mundim e Sávio! Prefiro ficar na arquibancada!

    ResponderExcluir
  2. DOIS GRANDES POETAS QUE SEMPRE SE DESTACAM NO BLOG COM SUAS BELISSIMAS POESIAS, ESSA SÓ FALTOU QUEBRAR A VIOLA. GOSTEI MUITO PARABENS.

    ResponderExcluir
  3. Oliveira:
    Mesmo que alguém se gabe
    Dos tempos da juventude
    Mas, falar dessa virtude
    Somente o poeta sabe
    Embora o peito desabe
    Trespassado pelas lanças
    Da falta de esperança
    Sem carinho e sem meiguice
    Dos tempos da meninice
    Ainda tenho Lembranças

    Bidim:

    Tão inocente eu dormia
    Num leito tão pequenino
    mamãe doce amor divino
    Me beijava e me cobria
    Pertinho de mim vivia
    Com amor, com esperança
    Já hoje minha alma cansa
    Na estrada da velhice
    Dos tempos da meninice
    Ainda tenho lembranças.

    ResponderExcluir