Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

REPRISE PARA OS DEVOTOS DE SÃO RAIMUNDO - POR ANTONIO MORAIS

Estamos há aproximadamente dois dias para a abertura oficial da festa de São Raimundo Nonato em Varzea-Alegre. Neste periodo rebuscamos no tempo as memorias, lembranças e reliquias de nossa religiosidade. Inicialmente eramos uma população na sua quase totalidade Catolica, Apostolica Romana. Nos tempos atuais com o surgimento de novas religiões temos igrejas pra todo gosto. Antes a festa de São Raimundo era eminentemente religiosa, hoje é social. As barracas, a bebedeira, zoada dos sons tomaram o lugar antes da salva e da novena, em termo de presença do publico.

Não podemos negar ser um ponto de encontro dos velhos amigos. Muitas controversas da nossa historia religiosa estão sendo esquecidas, e na ausencia delas se criam novas memorias bem ao gosto dos interesses atuais. Alguem sabe dizer que a imagem trocada não era São Braz e sim Santo Ambrosio?

Quem passou a informação que a imagem de São Raimundo Nonato que se encontra na Casa de Saúde do Dr. Pedro Sátiro foi um presente do Padre Jose Otávio de Andrade para minha avó Josefa Alves de Morais, se enganou, precisa saber que essa imagem de São Raimundo pertenceu a Maria Teresa de Jesus, esposa de Raimundo Duarte Bezerra, papai Raimundo, passando pelas mãos zelosas de seu filho José Raimundo Duarte, de sua neta Isabel de Morais Rego, de sua bisneta Josefa Alves de Morais.

Quando o Dr. Pedro Satiro iniciou construção da Casa de Saúde São Raimundo recebeu a visita de sua avó Josefa Alves de Morais, que ao se aproximar disse: Pedro, eu não posso oferecer coisas materiais, mas aqui está São Raimundo para te iluminar e abençoar tua obra e teu trabalho.

Este video é dedicado a todos os varzealegrenses que deixaram nossa terra e dela vivem cheios de saudades. Especialmente para aqueles que nos anos sessenta viram e ouviram Mestre Antonio, Milita, Romana, Mestre Chagas, Prejo, Jairo Diniz e Padre Otavio cantando a novena a moda antiga.
Deus, vindi em nosso auxilio!!

Um comentário:

  1. Muita emoção, primeiro o resgate histórica da imagem de São Raimundo Nonato doado pela Madrinha Josefa ao seu neto Dr. Pedro e a celebração ao toque da banda de música de nossa terra.
    Falar de madrinha Josefa é recordar um passado maravilhoso. Ela foi sem sobra de dúvida uma religiosa de renome, que catequizou todos nós da comunidade do Sanharol e circunvizinhas. Muita emoção da minha parte quando se comenta algo sobre a vida de minha saudosa Madrinha e querida Josefa de Pedro André do Sanharol.

    ResponderExcluir