Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

GROTA DO DOMINGO - POR ANTONIO MORAIS.


Foto colhida por Dihelson Mendonça da casa do Dr. Menezes Filho, no Sanharol.  Vemos uma serra anterior um pouco menor  conhecida por Serra do Graviel e uma posterior bem mais alta chamada  Serra da Charneca. Entre uma e outra um sovacão, uma grota denominada Grota do Domingo que desemboca nas terras dos herdeiros de Raimundo Bitu na Boa Agua.

O texto tem como  finalidade clarear, identificar a razão e origem do nome Grota do Domingo. Domingos era um moreno alto, sisudo, mal encarado, chegado  dos lados da Paraíba e, de passagem pelo Sanharol roubou uma novilha de José Alves Feitosa Bitu. Levou até a localidade citada, abateu e como não tinha sal, fez uma fogueira e  assou toda carne e colocou peça após peça, manta sobre manta. José Bitu sentiu falta da rês mas não se sabia, ao certo, o rumo tomado. O vaqueiro, guiado pela fumaça  chegou ao local e encontrou Domingos na maior folga degustando o produto do roubo.  Daí por diante  a localidade passou a ser conhecida como a Grota do Domingo.

2 comentários:

  1. A grota do domingo costa de uma boa área de captação e toda sua água deságua no nosso terreno formando um pequeno riacho. Esse fato histórico levantado pelo primo Morais não era do meu conhecimento. Por diversas vezes tive que andar em sua área em dia de enchente vasculhando todo o seu percurso tomando banho com a meninada do Sanharol. Período que me causa grandes recordações.

    ResponderExcluir
  2. Prezado João Bitu.

    Cada localidade, lugarejo é batizado com um nome de origem ou razão. Infelizmente muitos já caíram no esquecimento. E, não se sabe nada a respeito. Se perdeu.

    Abraços.

    ResponderExcluir