Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Eleição que vi de perto - Por Antonio Morais

Nas eleições de 1982, Chico de Amadeu era candidato a vereador pelo PDS - 2. Naqueles tempos tinha PDS demais, eram legendas  l, 2, e 3 tudo isto para acomodar os sagazes políticos que nunca ficam fora do alcance da asa do governo. Estão sempre aptos a votar com quem está no puder. Pelo menos em Várzea-Alegre sempre foi assim, quem tiver exemplos contrários que me mostre. Foi César, Virgilio, Adauto, Tasso, Ciro, Tasso de novo, Lucio e  agora Cid e por ai vai.
Muito bem, o comício era no Riacho do Meio dos Firminos no Distrito de Naraniú, quase nos limites com o município do Cedro. Andávamos num Corcel II e o danado deu o prego no Sitio Socorro. Voltei para Várzea-Alegre para providenciar um mecânico e Chico de Amadeu, o candidato, não podia perder o comício de jeito nenhum.

Tomou uma biroba emprestada a um conhecido e tocou caminho a fora. Quando chegou no local do comício amarrou a biroba num pé de juazeiro e subiu ao palanque junto com os demais políticos. Foram a cima, foram abaixo, discurso vai, discurso vem, quando o candidato a prefeito foi falar soltaram uma bateria de 380 tiros, o papoco foi tamanho que a biroba se espantou, a corda apertou o garguelo da égua que morreu sem que ninguém percebesse e pudesse socorrê-la.
Quando Chico de Amadeu se aproximou a biroba estava inturida, morta. A esta altura, eu já havia consertado o carro e chegado ao local. Chico, mais preocupado do que quem vê defunto me perguntou: Morais, e agora, o que faço, a biroba se lascou, morreu, o que eu vou falar para o dono? Eu olhei para Chico e disse: Diga que a biroba morreu de tingui. Chico me perguntou: e biroba come tingui? Eu respondir: convença o dono. Nesta eleição eu votei no PDS – 2. Eu sempre votei no melhor para Varzea-Alegre. 

4 comentários:

  1. No dia do desastre Chico de Amadeu preferia não se eleger a ver a biroba morta. Com o tempo esqueceu a biroba e desempenhou o mandado com honras e meritos.
    Valeu Chico, voce foi l0.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Não tem como não rir de causos como esse, Morais. Chico de Amadeu nos deixou grande saudade. Depois que estou por aqui,já recebi muitos "presentes" e adoro todos... Mas dois destes eu amei..... Um DVD de Chico de Amadeu e o livro de Flavim que fala dos causos de Antonio Ulisses....

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Morais...
    História engraçada e interessante que revela personagens especiais de nossa política e cultura como o grande Chico de Amadeu,...
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Morais,

    Certa vez, consultando o irreverente Chico de Amadeu, ele saiu com essa:
    - Doutor, o que eu devo tomar para uma dor que sinto nos testículos, logo após a terceira relação sexual?

    Em tempo: O Chico de Amadeu já era um setentão na ocasião dessa consulta.

    Daí, a explicação para a célebre frase do João Alves de Lima, o popular João Francisco:
    - Eu não sei quem mente mais: se Chico de Amadeu ou Amadeu de Chico.

    ResponderExcluir