Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 25 de julho de 2017

CONTOS DE VARZEA-ALEGRE - POR ANTONIO DANTAS.



A Importância das Figuras - Por Antonio Dantas.

Meu pai administrava a produção de rapadura no engenho do meu avo, Manoel Dantas, no sítio Baixio. Eu gostava de ir com ele bem cedo, ainda meio escuro, pra tomar uma caneca de garapa. No fim da tarde, eu retornava ao engenho pra experimentar os últimos pedaços de rapadura quente, e acompanhar meu pai de volta pra casa.

Certo dia, ao chegarmos a bodega do Raimundo Chico, meu tio avô; como era de costume, o pessoal da moagem, que terminava as tarefas mais cedo, já estava ali. Conversa vai, e conversa vem, um dos trabalhadores puxou do bolso um livro sobre os evangelhos. Outro, que estava sentado, virou-se pra traz e pediu para ver o livro.  O indagado respondeu num tom jocoso e disse: – Não tem figuras! Eu virei pra meu pai e perguntei, por que ele falou que não tem figuras? Meu pai deu uma de Alice no País das Maravilhas e me respondeu: – Ele não sabe ler, meu filho! 

Desde aquele dia remoto, aprendi com meu pai que os livros são importantes, mas aqueles com figuras são mais interessantes. Carreguei essa lição comigo.Quando lecionava economia, sempre avisava aos meus alunos para não se preocuparem com as dificuldades da matéria, pois havia escolhido um livro texto muito fácil; tinha bastante figuras (gráficos).

Outro dia, aqui nos Estados Unidos, uma amigo chegou à biblioteca, onde passo a maior parte do dia, e falou para bibliotecária: – Estou procurando um livro –  assim, assim – não me lembro bem do título. Como eu estava conversando com a moça, interrompi quem havia me interrompido, e disse pra ela: –  Arranje um livro com figuras pra ele. Eles riram!

Isto não foi grosseria, apenas uma brincadeira que eles gostaram. A fiz não para acusá-lo de analfabeto, mas para não esquecer da lição de meu pai.

5 comentários:

  1. Nas décadas de 50 e 60 do seculo passado, os produtos de Engenho eram sinais de luxo. Batida, alfinin, mel e o caldo de cano tinham qualidades especiais.

    Numa quinta-feira de outubro de 1962, eu com os meus 11 anos, recebi a presente recomendação do meu pai: Amanha pegue o jumento e vá no Engenho de Manuel Dantas e compre 10 litros de mel.

    Da quinta para sexta-feira já não dormir de tanta ansiedade. No outro dia cedinho, peguei o jumento, botei a cangalha, montei e partir para o Baixio com um balde de 9 litros pendurado no cabeçote da cangalha.

    Quando passei em frente a casa de Seu Manuel Dantas em direção ao Engenho uma brisa suave trazia o cheiro doce da garapa e do mel.

    Chegando ao Engenho, tomei uma talagada de garapa, não se cobrava por ela, era cortesia da casa, enchi o balde de mel. Paguei o valor devido ao encarregado e sair em direção de casa.

    Quando passava na casa de Seu Manuel ele estava como sempre, bem elegante, vestido no seu palitó, e disse: Ei menino, volte aqui. Leve esse dinheiro e entregue a seu pai, diga pra ele que no meu engenho ele não paga por mel.

    Voltei pra casa com o mel no bande e o dinheiro no bolso, bêbado de tanto tomar garapa, comer rapa de gamela e mel de dedo.

    Tempos bons.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Antônio Dantas no sei livro,A CAÇADA, não tem figuras mas eu li e reli é muito bom um excelente ROMANCE.
    "Cada pessoa é diferente,e cada veneno tem sua forma de agir.Além disso, ninguém podia comfirmar que João fora picado naquela noite.Ele podia estar envenenado antes da caçada e, com a agitação, o tóxico começou a agir."

    Antônio Dantas, o meu abraço, Luiz Lisboa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Luiz Lisboa, obrigado pela atenção. Bem verdade A Caçada não tem figuras, mas era pra ter. Eu havia entregue a artista que desenhou a capa uma descrição do que eu queria pra cada capitulo. Infelizmente, na última hora ela aviosu que não podia terminar a encomenda e o livro saiu sem figuras! Como professor sempre trabalhei com gráficos. No mercado financeir onde me divirto atualmente use gráficos pra tudo. As figuras facilitam bastante o trabalho porque se fixam na mente com muito mais facilidade. Aliás, alguns autistas usam cores pra se lembrar dos números. Eu uso um escada com degraus. Isto me dá uma dimensal espacial da aritmética. A memória é relacional e, para dá sentido ao que fazemos, ela se tornar mais vivida quando criamos um elo com imagem. Usei muito esse artifício quando estudei cálculo diferencial. Manter um mundo colorido na cabeça é conviver com a primavera e o aroma nas flores. Um grande abraço, Antonio Dantas

      Excluir
  3. Prezado Primo Luiz Lisboa.

    Veja quanto Várzea-Alegre é uma cidade iluminada. Como diz o grande compositor José Clementino na letra do nosso hino: os seus filhos se ausentam, mas não a esquecem jamais. Estou eu no Crato, você em São Paulo e o professor Antonio Dantas nos Estados Unidos, todos divulgando a historia da memoria de nossa terra amada.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Professor Antonio Dantas chegou a Reitor de uma universidade nos Estados Unidos. Um varzealegrense muito bem sucedido.

    ResponderExcluir