Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 8 de outubro de 2023

220 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Francisco Correia Lima - Hamilton Correia  -  prefeito de Várzea-Alegre de 1949 a 1951 e de 1954 a 1959.

Raimunda Correia Lima, Mundinha de Totô. Primeira filha de Clara Alves Bezerra e Joaquim Correia Lima, foi casada com Antônio Alves de Lima, o conhecido Antônio da Varjota ou ainda Totô. Tiveram um único filho, Francisco Correia Lima, Hamilton, farmacêutico e politico. 

Foi prefeito de Várzea-Alegre  por dois mandatos, 1949 a 1951 e de 1954 a 1958 época em que as dificuldades eram grandes porque não existiam recursos estaduais e federais. 

Fez  uma administrações  progressistas com grandes obras nas áreas de educação :  Escola Figueiredo Correia,  Escola do Inharé, estradas,  ponte da Eugênia, Barragem Cachoeira Dantas, prédio da Prefeitura Municipal. 

Foi um prefeito  operoso, trabalhador e muito amigo do povo. Era padastro  de Joaquim,  José, Jáder e Jocildo de Figueredo Correia.  Casado com Maria Meireles de Figueiredo Correia viúva do Coronel José Correia Lima. O casal não teve filhos.


6 comentários:

  1. Quando disputou a eleição com Lourival Frutuoso em 1972, o ex-prefeito Dr. Hamiltom Correia, diga-se de passagem, um dos maiores administradores de nossa terra.
    Dr. Hamiltom realizava um comício no Sítio Varas e dizia para o povo o rol de suas realizações no seu tempo. Construir escolas, estradas, fiz a cadeia, barragem, etc.. E tem mais, foi tudo numa época que as coisas eram muito difíceis, tão difíceis, que nem verba tinha!

    Luiz de Hervécio, que estava encostado no caminhão que servia de palanque gritou: Não tinha verba mas Dr. Hamilton tirava do bolso e fazia.

    ResponderExcluir
  2. No quatriênio 1954/1958 aquí em Farias Brito foi Prefeito Municipal MANOEL PINHEIRO DE ALMEIDA, meu avô materno. Contam que foram muito amigos embora de Partidos diferentes: meu avô da UDN - Uniaão Domocrática Nacioanl e Dr. Hamilton do PSD - Partido Social Democrático.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Dr. Cazuza.

    Gostaria de saber se foi nesse pleito que o Coronel Filemon Teles mandou o carro com a Lizieux Feitosa de Crato para votar no compadre "Né de Almeida" e êle se elegeu com um voto de maioria.

    Nesse tempo, os homens estavam acima de grêmios partidários. A amizade vinha do berço.

    Obrigado pela visita e pelo comentário.

    Abraços.

    Antonio Morais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na eleição para Prefeito no ano de 1954 Manoel Pinheiro de Almeida foi eleito Prefeito Municipal de Farias Brito com 1 voto de maioria do candidato Enoch Rodrigues.

      Excluir
  4. Dr. Cazuza - Conheço a história. Liziex Feitosa Calíope minha colega no BIC me contava que, a época, tinha domicilio eleitoral em Farias Brito e O Cel Filemon Teles mandou ela de rural para votar no compadre Né de Almeida.

    ResponderExcluir
  5. Dr Hamilton não tem preconceito
    Já foi prefeito e não xingou ninguém
    É perseguido, mas nunca persegue
    Toda Várzea Alegre lhes conhece bem
    “O povo quer e ele está com o povo
    E vai voltar de novo
    Porque o povo quer”. (bis).

    ResponderExcluir