Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 8 de março de 2024

METEOROLOGIA INDIGENA - Por Antonio Morais



Aproxima-se o inverno. Os notáveis da tribo vão ao Cacique se esclarecer: Grande Chefe, já começamos a catar lenha, mas o inverno este ano será rigoroso ou ameno? O Cacique, nascido e criado em tempos modernos, não aprendera com seus ancestrais os milenares segredos da Meteorologia. Entretanto, não podia e nem queria demonstrar insegurança. Olhou para o céu por algum tempo, elevou e estendeu as mãos, sentiu o rumo dos ventos e, em tom sereno, profético e firme anunciou:

Teremos um inverno muito forte !!! É bom catar muita lenha ! Na semana seguinte, preocupado com o chute, telefonou para o Serviço Nacional de Meteorologia e ouviu a resposta: Sim. O inverno deste ano será muito frio! Sentiu-se, então, mais aliviado e seguro. Novamente aconselhou todo seu povo: O melhor que se faz é catar muita lenha... O inverno será rigoroso!

Dois dias depois, ligou novamente para o Serviço Nacional de Meteorologia e não deu outra: Sim. As evidências apontam este ano como de inverno muito rigoroso ! Dirigiu-se novamente a seu povo: Teremos um inverno muito rigoroso. Catem todo pedaço de lenha que encontrarem. Temos que aproveitar até os gravetos.

Na semana seguinte, ainda um pouquinho inseguro, ligou para o Serviço de Meteorologia outra vez: Vocês têm certeza de que teremos um inverno tão rigoroso assim, como estão afirmando há dias? Sem a menor dúvida ! respondeu o meteorologista de plantão. - Este ano teremos um frio muito, mas muito intenso mesmo, fora das médias tradicionais... E o que leva o homem branco a ter tamanha certeza ?

Meu amigo, é que este ano os índios estão catando muita, muita lenha!


2 comentários:

  1. Chuva é coisa da natureza e a natureza é coisa de Deus. A ele pertence.

    ResponderExcluir
  2. Nem sempre o homem é dono da verdade.A natureza é divina e como tal,a Deus pertence.

    ResponderExcluir