Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 15 de junho de 2013

Haddad abandonou o cargo de prefeito para exercer o ofício de juiz de briga de rua.


Augusto Nunes.

Assim que começou a segunda semana de confrontos entre a Polícia Militar e grupos rebelados contra os 20 centavos a mais nas tarifas de ônibus, Fernando Haddad trocou o cargo de prefeito pelo ofício de juiz de briga de rua. Caprichando na pose de quem não lembra direito que o aumento foi decretado pelo poste que Lula instalou na prefeitura, o árbitro de conflitos urbanos estreou no saguão de um hotel em Paris. “A PM tem de seguir protocolo e um deles é manter vias expressas desimpedidas”, apitou a favor do time de farda.

Na terça-feira, enquanto a maior metrópole da América Latina convalescia de outro dia de cão, Haddad analisou a disputa que vigiara acampado numa suíte batizada de “sala de situação”. “As pessoas não estão fazendo uso adequado da liberdade de expressão”, apitou contra os baderneiros. E insinuou que dali por diante agiria com rigor: “Pessoas inconformadas com o Estado Democrático de Direito passam a adotar outro tipo de postura: de provocação, intimidação, agressão e depredação”.

De volta ao Brasil na quinta-feira, aproveitou a quarta onda de turbulências para mostrar que o surto de coragem já passara. “A ação da PM foi exagerada”, apitou a favor dos devotos do vandalismo. Em seguida, forçou o empate com a exibição do cartão amarelo aos homens da lei. “O ato foi marcado pela violência policial”, advertiu num fiapo de voz.

O árbitro de araque é que deveria ser imediatamente expulso de campo e obrigado, ainda no vestiário, a reaparecer no emprego que abandonou. A devolução ao local de trabalho de um poste que fala não vai resolver nenhum dos incontáveis problemas da cidade. Mas ao menos seriam ligeiramente reduzidos o índice de covardia e a taxa de cinismo que envergonham São Paulo — e enojam o Brasil que presta.

Um comentário:

  1. O aumento foi assinado pelo prefeito. Veja que incoerência. Esse pessoal não assume nada, se esconde sempre por trás de seus atos e atitudes.

    ResponderExcluir