Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 20 de junho de 2013

LUGAR DE PEREGRINAÇÃO - CAPELA DE MARIA DE LICOSA.


Galeguinho, João, Buzuga, César, Wilson Moreno e Eldir.

Maria de Licosa, desfilava sua demência perambulando  pelas ruas e sítios sem que, em nenhum momento, oferecesse  perigo algum aos seus semelhantes. O relato a seguir com fonte  no site  Várzea-Alegre.com trata de mais uma historia de sofrimento e tristeza em nossa cidade.

"Aos poucos a população de Várzea Alegre começa a conhecer um novo lugar de peregrinação religiosa: a capela de Maria Alves de Oliveira “Maria de Licosa”, em Tabuleiro, entre os sítios Bravas e Traíras, divisa entre Várzea Alegre e Cariús.

Maria de Licosa era natural de Várzea Alegre, filha de Raimundo José dos Santos (Raimundo Ferreira) e Antônia Brígida de Oliveira (Tia Tonha).

Segundo conta a sua história, Maria de Licosa sofria das faculdades mentais e costumava andar sem rumos pelas ruas e sítios de Várzea Alegre e de Cariús.

Um dia, nessas andanças, teria tomado banho em um açude e um animal que se alimentava próximo teria comido as suas vestes que estavam nas margens do açude. Com vergonha, ela se embrenhou na mata e morreu de sede e de fome.

O corpo de Maria de Licosa foi encontrado por Joaquim Ferreira e já estava em adiantado estado de decomposição e ali mesmo foi sepultado.

Esse acontecido trágico foi em outubro de 1958, quando Maria de Licosa tinha 25 anos.

O sofrimento da jovem tocou o coração do senhor Pedro Martins, que teve a ideia de construir uma capela para marcar o local da morte de Maria de Licosa. A capela foi construída com a ajuda do pai de Maria, Raimundo Ferreira.

A pequena capela, que fica distante cerca de 20 quilômetros da sede de Várzea Alegre, recebe dezenas de admiradores de Maria de Licosa, que rezam e pedem graças. Uns dizem que já alcançaram milagres ao pedir a intercessão de Maria de Licosa".

2 comentários:

  1. Como Maria de Bil e tantas outras vitimas do desprezo humano, Maria de Licosa é mais uma mártir de nossa historia.

    Esquecida até pela igreja que poderia tirar proveito.

    ResponderExcluir
  2. A minha Antonieta Page sobrinha de maria lúcida conta muito das suas histórias hj moramos em Ibotirama Bahia sou filha Maria das neves

    ResponderExcluir