Foto de Francisco Correia Lima, Dr. Hamilton.
No inicio da década de 1950, sem a redentora energia de Paulo Afonso, os comícios eram programados para encerrar, o mais tardar, às 10h da noite, horário que coincidia com o desligamento dos geradores que iluminavam a cidade. Em decorrência dessa precaridade, cada partido conduzia um gerador a diesel para atender a publicidade volante e à iluminação da área do comício.
Em um desses comícios, a cidade já às escuras e a aglomeração a ouvir o seu líder, sob o entusiasmo do animador, que intercalava a fala do orador com expressões: Viva o Doutor - Viva.
Eis que falta energia. Dr. Hamilton, ante a turba delirante, pede que “vire o motor” ao que o povão responde: Viva. Após insistir por mais de três vezes, que virasse o motor, diz em grito retumbante, resoluto e sem delonga: "Magote de fio de umas éguas", eu estou mandando é virar o motor, e não viva o doutor.
Hamilton Correia Lima foi prefeito de Várzea-Alegre de 1949 a 1950 e de 1954 a 1958. Um prefeito operoso com varias obras importantes num período de poucas rendas. Entre suas obras principais encontram-se: Barragem da cachoeira Dantas, antiga Ponta da Eugenia, Escola Figueiredo Correia, e, a principal de todas: o Prédio da Prefeitura Municipal.
A primeira grande obra publica de nossa terra foi a barragem da Cachoeira Dantas construída por Hamilton por volta de 1954. O prefeito retornava da Barragem em uma motocicleta e quebrou a corrente justo na casa de Antônio de Gonçalo seu maior amigo e eleitor.
Para socorrer o amigo Antônio Gonçalo escalou Tota e Luís Gonçalo para empurrar a Moto. Quando passaram na casa de Zé de Ana, o maior adversário do Hamilton ele observou Hamilton montado na moto e os dois rapazes empurrando. Então não poupou dizendo: más isso é que é ser dois cabras aduladores.
Na volta Zé de Ana perguntou aos rapazes se haviam ganho alguma coisa com o trabalho. Tota respondeu: ganhamos apenas o cheiro das bufonas de queijo do Hamilton.
Coisas do passado e da politica.
Prédio da sede da Prefeitura Municipal.
Escola de Ensino Fundamental Joaquim de Figueiredo Correia.
Nestes tempos, Várzea-Alegre tinha Deputado Federal, Deputado Estadual, Secretario de Estado da Educação, Vice governador do Estado entres seus filhos.
ResponderExcluirHoje em dia é uma verdadeira farinhada, os eleitores se dividem em torno de 200 candidatos. É muito cacique pra pouco indio.