Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 26 de agosto de 2023

Juscelino Kubitschek e a cidade de Crato - Por Armando Lopes Rafael.

    Sexta-feira, 19/07, à tarde tive o prazer de visitar – mais uma vez – dona Almina Arraes de Alencar Pinheiro, uma das pessoas mais estimadas na comunidade cratense. Prazer redobrado em conversar com o filho dela, Joaquim, que ali se encontrava, funcionário aposentado do Banco Central, residente em Recife, pessoa distinta, educada e equilibrada, como os demais filhos do casal César Pinheiro-Almina Arraes.

     Entre os assuntos que vieram à tona, falei sobre a figura humana do ex-Presidente da República Juscelino Kubitschek. Joaquim disse-me que quando morava em Brasília estivera duas vezes com JK. E contou-me que sobre esses encontros escrevera uma postagem para o BLOG DO CRATO. Ponderei que não fora no Blog do Crato. Pois, se tivesse sido, eu então me lembraria. Pedi a Joaquim que me enviasse essa postagem quando ele localizasse.

      Na verdade, ele postou no BLOG CARIRICATURA e me enviou – hoje pela manhã –a postagem. Mesmo sem autorização do Joaquim reproduzo aqui, no BLOG DO CRATO, o escrito dele por julgar uma coisa interessantíssima.
Armando Lopes Rafael
21-07-2018.


"Juscelino Kubitschek - Por Joaquim Pinheiro

   Texto postado recentemente pela amiga Socorro Moreira fez aflorar da memória um episódio com JK e me encorajou contá-lo no Cariricaturas. Em 1975, eu trabalhava no protocolo da Gerência de Mercado de Capitais,  do Banco Central em Brasília,  quando avistei, na fila de atendimento, o Dr. Juscelino Kubitschek de Oliveira, acompanhado por dois assessores. Na sua frente, umas 4 ou 5 pessoas, todas Office boys ou contínuos de instituições financeiras. Deixei meu birô e me dirigi até o ex-presidente JK, convidei-o a entrar e me ofereci para atendê-lo de imediato. Educadamente, recusou furar a fila, mesmo com os que estavam à sua frente insistindo em lhe ceder a vez. 

     Enquanto a fila andava, ficamos conversando. Perguntou de onde eu era, há quanto tempo estava em Brasília, e outras perguntas do gênero. Comentou que se lembrava do Crato, do aeroporto em cima da Serra do Araripe, do comício de 1955, da beleza do Vale do Cariri, etc. Contei-lhe que meu pai, eleitor de carteirinha da UDN, votou uma única vez no PSD e em JK, exatamente por conta deste comício.

     Comentei que Papai há muito procurava um LP que tivesse a música Peixe Vivo, tocada quando o então candidato chegava ao palanque. Juscelino perguntou o nome de papai, o que ele fazia e se ainda morava no Crato. Chegou sua vez, foi atendido (era apenas a entrega de um projeto), se despediu apertando a mão de todos os presentes e se retirou.

     Poucos dias depois, recebi um telefonema de uma Sra. identificando-se  como secretária do DENASA (Um banco de investimento que existia no Brasil, naquela época), no qual JK trabalhava,  e convidando-me  a ir até aquela instituição. Como ficava há menos de 100 metros  do meu local de trabalho, fui na mesma manhã. A Secretária me recebeu de forma muito simpática e pediu para aguardar um pouco, pois o “Presidente” queria falar comigo. Menos de 15 minutos depois, entrava na Sala principal da Instituição e recebia um LP autografado por ele e dedicado a meu pai. O disco hoje está comigo. Mando o oferecimento, escrito pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek  para vocês verem".

Um comentário:

  1. Prezado Armando Rafael - Subir esta sua postagem pelo significado que ela representa. Desejava também incorporá a ela este meu comentário sobre JK. O presidente Juscelino além de médico era um homem culto. Mas, nunca fez discurso de improviso e também não os escrevia, quem os fazia era o seu chefe de gabinete, ex-governador de Minas Gerais José Maria Alkimin. Diferentemento do que se viu com Lula e Bolsonaro dois imbecis arrogantes e prepotentes falando besteiras.

    Quanto ao ilustre senhor Cesar Pinheiro o Crato é um eterno devedor do seu legado : caráter, honra e dignidade esmeradas.

    Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir