Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 13 de julho de 2013

CAUSOS LÁ DE NÓS - Por Mundim do Vale.

CHIQUEIRO  DE  SÃO  RAIMUNDO.

Ouvindo a matéria do Jornalista Nonato Alves, na Rádio Cultura de Várzea Alegre Ceará. Eu me lembrei de um atentado ao meio ambiente, que aconteceu na nossa cidade, no ano de1963.

O Sr. Raimundo Alagoano cercou uma parte da lagoa de São Raimundo, para criar porcos.No local as porcas pariam e a maioria dos filhotes morriam e ali mesmo ficavam. Os porcos eram abatidos e as partes que não iam para a venda, também lá ficavam.

Foi o maior crime ambiental da época, um verdadeiro atentado a saúde e a lagoa de São Raimundo que era o pulmão de Várzea Alegre. Aquele crime impune revoltou alguns dos nossos conterrâneos, que indignados trocaram o nome de; Lagoa de São Raimundo, para; Chiqueiro de São Raimundo.

Eu não sei a quem Raimundo Alagoano pagava o aluguel, mas posso jurar que não era ao padroeiro. Naquela época faltou na nossa cidade, as autoridades policiais e sanitárias de hoje, para punir os infratores e coibir aquela prática, soltando os porcos e prendendo os donos dos porcos.

Hoje a lei é atuante. Quem quiser comer uma feijoada, ou compra os kits da sadia, ou tem que criar os porcos cumprindo as determinções da Defesa Sanitária.Porque dos porcos da Serrinha ninguém vai comer nem o rabo.

Parabéns as autoridades defensoras da saúde e do meio ambiente lá de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário