O anti-cabo eleitoral.
Enquanto a popularidade de Dilma Rousseff derrete pelo país, Lula continua sendo um cabo eleitoral imbatível, principalmente no Nordeste. Uma pesquisa do Ibope, feita no Ceará entre os dias 13 e 16 de julho, mostra que Lula se mantém muito à frente de Dilma e do clã Gomes no quesito transferência de votos.
Os entrevistados disseram se o apoio de determinado político aumentaria muito, aumentaria pouco, reduziria muito ou reduziria pouco a sua vontade de votar no candidato ao governo do estado apoiado por ele.
A palavra de Lula influenciaria 67% do eleitorado na escolha do candidato a governador indicado pelo petista. E 11% disseram que o apoio de Lula pesaria contra o político apoiado por ele.
Já 53% dos entrevistados responderam que o patrocínio político de Dilma aumentaria a chance de votar em determinado candidato ao governo. Outros 19% disseram o contrário, ou seja: muito ou pouco, estar no palanque de Dilma seria um ponto negativo para quem deseja chegar ao Palácio da Abolição.
No caso de Cid Gomes, 43% afirmaram que o pedido de voto do atual governador seria levado em consideração a favor do seu sucessor preferido. Para 19% o apoio de Cid depõe contra o candidato.
O Ibope mostra ainda que entre os irmãos Gomes, Lula e Dilma, Ciro Gomes é o anticabo eleitoral do momento em seu próprio estado: 24% dos entrevistados responderam que a declaração de apoio de Ciro a quem quer que seja reduziria a chance de voto no candidato. E a palavra de Ciro influenciaria positivamente uma candidatura para apenas 37% dos cearenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário