Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 19 de julho de 2013

VERSOS LÁ DE NÓS - Por Mundim do Vale

COISAS  QUE  EU  FAÇO  SEM  GOSTAR.

Ver um cabra falar de viloleiro
Sem saber que aquilo é uma arte,
Sem noção que a viola já fez parte
Da história de Antônio Conselheiro.
Eu que sei que o folclore brasileiro
Tem viola e poeta em seu lugar,
Eu não posso ver isso e me calar
Porque acho uma falta de cultura.
Tolerar essa pobre criatura
SÃO AS COISAS QUE EU FAÇO SEM GOSTAR.

Furar dedo em caraca de algodão
Tanger porco em subida de ladeira,
Pernoitar numa casa com goteira
Escutar as piadas do patrão.
Segurar numa alça de caixão
Procurar endereço e não achar,
Escutar um barbeiro fuxicar
Encontrar um caroço no angu.
Ter um sonho que estou andando nu
SÃO AS COISA QUE EU FAÇO  SEM  GOSTAR.

Receber visitante fofoqueiro
Entregar um bilhete de cobrança,
Discutir com a minha vizinhança
Tolerar confusão de cachaceiro.
Espremer um furúnculo no trazeiro
Dar um espirro na hora do jantar,
Segurar um bebê pra vacinar
Confirmar a mentira de alguém.
Sugerir paciência a quem não tem
SÃO AS COISA QUE EU FAÇO SEM GOSTAR.

Arranjar um dinheiro emprestado
Sem saber quando posso devolver,
Vê um padrasto com raiva ofender
Espancar e humilhar seu enteado.
Ter que ouvir com atenção o leriado
De um gago quando cisma de falar,
Cortar meu cabelo e me barbear
Me deitar com a claridade de uma luz.
Me engasgar com batata ou com cuscuz
SÃO AS COISA QUE EU FAÇO SEM GOSTAR.

Me sentar na cadeira do dentista
E fingir que estou muito feliz,
Espremer uma espinha no nariz
Escutar a conversa de mchista.
É trocar um pneu perto da pista
Vendo a hora outro carro me pegar,
Ler notícia que a água vai faltar
Sem saber qual vai ser a solução.
Ouvir papo de  queimadas do sertão
SÃO AS COISA QUE EU FAÇO SEM GOSTAR.

Mundim do Vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário