Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Genealogia privilegiada - Por Antonio Morais


Leonarda Bezerra do Vale, Dadá do São Cosme, filha de José Raimundo do Sanharol, neta de Papai Raimundo.

Quem ler sobre a genealogia de Várzea-Alegre deve estranhar o fato de os registros encontrados passarem apenas por Raimundo Duarte Bezerra, o conhecido Papai Raimundo. Parece até que era filho único, e, que só ele deixou descendencia.

O fato é que quando se escreve, procura-se escrever  mais sobre  quem se destaca, economicamente e tem prestigio politico, mas em  genealogia, na origem de um povo, o estudo deve ser diferente, todos fazem parte da existência.

Assim é papai Raimundo pra lá, Papai Raimundo pra cá, e, eu pergunto onde estão os registros  das descendencias de seus tios e irmãos relacionados abaixo:

Tios:

Valentim
Liza
Joana
Antônio
Tereza Clara
José Bezerra da Costa
Bernarda
Isabel
Valentina

E, dos irmãos:

José Bezerra do Vale
Gabriel de Morais Rego
Manuel Antônio de Morais
E outros.

Como se vê a árvore está incompleta, falta-lhe galhos e ramos importantes, hoje em dia, difíceis de recuperá-los.  O pior é que hoje como dantes, numa família de seis ou mais irmãos escreve-se,  fala-se  e exalta um, os demais vão para  a vala do esquecimento.
Assim é a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário