Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 2 de agosto de 2015

Você sabe a diferença entre a festa de São Raimundo e a festa de Agosto? - Por Antonio Morais.

Em Junho, deste ano, o padre Adalmiran Vasconcelos, vigário da paroquia de Farias Brito, fechou  a capela de Santo Antônio em Cariutaba, distrito daquele município, e, não realizou  os festejos religiosos alusivos ao santo porque vereadores, prefeito, e lideranças politicas estavam transformando a festa religiosa em social para tirar proveito politico. O Padre Adalmiran - foto está de parabéns  em não permitir.


Na década de 20 do seculo passado, Padre Lima vendeu o patrimônio de São Raimundo, em Várzea-Alegre. O povo se revoltou e Manuel Antônio, do sitio Varzinha, deixou um conselho através de versos que dizia:

É certo que nesta terra
Protestante ainda não tem
Por causa desses abusos
Aparecem mais de cem
Se o orgulho aumentar
E,alguém quiser virar
Chame que viro também.

Naqueles velhos tempos as famílias Gino, Camilo e Aniceto do sitio vacaria  fundaram o que  se considerou "o primeiro foco de protestantes de nossa terra".



Voltando a pergunta inicial, na minha singela opinião, a diferença está, no fato da igreja local, por vaidades, das décadas de 60 do seculo passado em diante, ter andado de braços com o poder politico, seja ele quem tenha sido. 

Quantas vezes vi, no altar de São Raimundo, cadeiras especiais, reservadas para o deputado fulano de tal? E, o pior, no outro ano o deputado já era outro. Quem colhe, colhe o que planta. Hoje a festa de São Raimundo limita-se as imediações minimas da igreja, com idosas e idosos ao redor do altar, enquanto, há pouco mais de 100 metros, a Festa de Agosto, patrocinada pelo poder politico, com recursos públicos, com o consentimento e aplauso da igreja desbanca São Raimundo. Aliás, São Raimundo já fora desbancado há alguns anos, quando o governador do Estado  se hospedou em sua casa, na casa paroquial, neste  dia não houve salva na madrugada, para não perturbar o sono do amigo.

Antigamente o ponto alto  da festa era a banda tocando dobrados, a ladainha vinda do coro da igreja e a elevação do Santíssimo Sacramento. Hoje, ninguém duvida, a bola da vez é "Os aviões do Forró".

Definitivamente, Várzea-Alegre é a terra do contraste. A "Festa de Agosto", patrocinada com recursos públicos, portanto gratuita, há divisões de espaço. Lugar para primeira classe, segunda, e por fim, a classe que elege e não se importa de ficar no curral.

Um comentário:

  1. Esta postagem foi feita no dia 30 de Agosto de 2013. Era uma advertência que não foi levada a sério, sendo apenas quando o dinheiro acabou. Este ano tudo indica que haverá apenas a festa de São Raimundo, como devia ter sido antes.

    ResponderExcluir