Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Lembrando Meninin Bitu - Por Antônio Morais


Meninin Bitu sempre colheu grandes safras de arroz. O paiol estava sempre cheio de grãos. Não perdia tempo, em Outubro fazia os canteiros, ficava aguando e, na primeira  chuva  que fazia agua na lagoa  mudava as plantinhas. A safra estava garantida.

Num desses anos atravessados, sem chuvas, as mudas do canteiro na estavam embuchando e nada de chuvas. Meninin apesar de ser um homem de muita fé já estava perdendo a esperança.

Um dia, a noite, o carão cantou  na Lagoa do Garrote. Meninin exclamou: Carão abençoado, está anunciando a chuva. Dito e feito, no outro dia deu uma chuva tão grande que no local do canteiro a agua ficou com dois metros de fundura.

Meninin abriu a parede da lagoa pra agua baixar, mais que nada, do outro lado a agua era mais, teve efeito contrario.

A noite, Meninin se deitou e o carão começou a cantar no mesmo local. Então, Meninin reagiu: "deixa de zoada carão fi de uma égua". Deixa eu dormir!

2 comentários:

  1. O carão é uma ave sagaz, procura as arvores mais altas, os últimos galhos e estende o seu longo pescoço para vigiar os seus predadores.

    Não se conhece historia de caçador algum que conseguiu abater um carão. O seu cântico mavioso, além de prevê inverno se ouve a longas distancias, a léguas.

    ResponderExcluir
  2. Por isto, que o povo cantava: o carão tá lagoa biliscando o aruá segura o tiro Helena não deixa o carão voar...

    ResponderExcluir