Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Sonhos e cálculos - Por Elton Simões

Acho que podemos concordar que a desilusão tem sido a marca dos últimos anos. Está difícil encontrar lideres cuja aparência tão cuidadosamente pintada pelo marketing pessoal corresponda, ainda que remotamente, a sua substancia. Parecer nunca foi ser. Parece que em algum ponto, a distancia entre aparência e substância alargou.

Talvez seja o fato de que o ser humano está sempre disposto a apostar em uma história bem contada. Ou talvez seja o fato de que os que se autoproclamam lideres contam estas histórias com arte e talento e, no processo, vão se distanciando da realidade. Afinal, todos querem viver um sonho.

Apesar de tudo, parece que somos, por natureza, seres crédulos. Sonhadores. E, portanto, de tempos em tempos, estamos todos destinados a ver escorrer por entre os dedos da mão os resquícios daquelas crenças que nunca foram verdadeiras. Assim nascem os falsos líderes.

Existe, na área empresarial, a lenda urbana de que a ruína se aproxima quando o empresário, executivo, ou empresa aparecem, em capas de revista de negócio, como exemplo de sucesso a ser seguido. Não se sabe bem porque, esta lenda parece ter alguma relação coma realidade.

Liderança genuína e positiva é coisa complicada, rara, difícil de encontrar e mais difícil ainda de manter. Depende de qualidades antagônicas. De um lado, o líder precisa vender a visão, o sonho. Convencer que sua proposta é legitima, e que aponta o caminho do sucesso.

De outro lado, a visão deve ser realista e executada com competência pelo líder. Enxergar a realidade sem se deixar se contaminar pela recém-adquirida notoriedade é parte importante disso.

Parece que a emoção e paixão transmitidas pelos sonhos e visões da liderança são o combustível para a crença no projeto e no futuro. Mas é, seguramente, o calculo preciso dos céticos que torna possível separar os verdadeiros líderes daqueles que são simples produtos do marketing pessoal. As vezes, uma dose de ceticismo faz bem. E sempre sai mais barato. 

Um comentário:

  1. O maior lider do Brasil, com licença da palavra Lula, comprou do pobre ao rico, do ignorante ao letrado, nomeou para os tribunais pessoas de índole iguais a dele, terminou por se tornar santo, o santo do pau oco, aquela imagem de madeira utilizada para conduzir roubos, ouro e diamantes surrupiados. Desonesto maior impossível encontrar.

    ResponderExcluir