Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A CONVERSA DE ALBERTO SIEBRA COM SÃO PEDRO NA PORTA DO CÉU - Por Mundim do Vale.

Alberto:
Bom dia meu bom porteiro
Como tem passado o santo?
Estou aqui pra cobrar
Pois pra isso, eu me garanto.
Mande chuva pro sertão
Que na minha região
Não choveu em nenhum canto.

São Pedro:
Meu filho pelo cadastro
Você foi um bom cristão,
Foi amigo dos amigos
Sendo assim bom cidadão.
Reconheço a sua fé
Mas somente São José
Manda chuva pro sertão.

Alberto:
Não vamos fugir do assunto
Que eu ando muito apressado,
Eu só passei por aqui
Pra trazer esse recado.
São José não embarreira
Abra logo essa torneira
Pra chover lá no machado.

São Pedro:
Meu filho tá no engano
Sua ficha não caiu,
Você é da casa eterna
Desde o dia que partiu.
Vá procurar Ormicinda
Que que lhe dar boa vinda
E ainda não lhe viu.

Alberto:
Estou certo do que quero
O meu santo é quem se engana,
Vou voltar pra Várzea Alegre
No outro fim de semana.
Vim só pra ver dona Adélia
Serginho de Rosa Amélia
E Siebra minha mana.

São Pedro:
Você terá muito tempo
Pra ver esse pessoal,
O encontro com o seu povo
Será noite de natal.
Você vai ver Raimundim,
Pedro Souza, Mestre Tim
E José de Lourival.

Alberto:
Mas logo após o natal
Quero a ordem pra descer,
Luzinete ficou só
E tem muito o que fazer.
Me diga se não é justo
Eu ficar com Pedro Augusto
Para ver ele crescer?

São Pedro:
Sua preocupação
É um tanto improcedente,
Você tem que admitir
Que não é mais um vivente.
Você tá em outro mundo
A terra de São Raimundo
Não é mais seu ambiente.

Alberto:
Então me diga onde anda
Geraldo de Zé Teté?
Onde anda Antônio Ulisses
E Carlito Cassundé?
Vou perguntar uma coisa
Cadê o poeta Souza
E o sanfoneiro Bié?

São Pedro:
Você vai ver todo mundo
Quando Deus autorizar,
Não venha querer dá ordens
Que aqui não é o seu bar.
Aqui é o paraíso
Se você tiver juízo
Jesus vai lhe abençoar.

Alberto:
Pois já que não vou voltar
Vamos tratar logo disto,
Junte toda a papelada
E mande Deus dar o visto.
Bote meu cadastro em dia
E peça a Virgem Maria
O aval de Jesus Cristo.

São Pedro:
Sua documentação
Eu revejo num segundo,
Mas eu já tenho certeza
Que tá a melhor do mundo.
Já está tudo aprovado
Você foi recomendado
Pelo santo São Raimundo.

4 comentários:

  1. Esse foi um dos melhores que já vi e li até hoje neste Blog. É que quando se trata de uma pessoa como Alberto tudo se transforma, até as letras de uma rima. Parabéns ao autor.

    ResponderExcluir
  2. Horizonte - A prodigiosidade do Mundim é tamanha que fica dificil escolher o que de melhor nasce de sua criação.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza Antônio Morais. Ele realmente nasceu para fazer poesia.

    ResponderExcluir
  4. Respondendo e agradecendo os simpáticos comentários do primo Morais e do Conterrâneo Tenente Horizonte. Eu posso assegurar que para falar da gente boa lá de nós, não há nenhuma dificuldade para desenvolver um verso.

    ResponderExcluir