Peço permissão para contar uma preciosidade atribuída ao Ex-prefeito do Crato, ex-deputado estadual e presidente a Assembleia Legislativa do Ceará Filemon Fernandes Teles.
Devo informar que o Coronel Filemon foi um homem publico honrado, ético e de moral ilibada. Por nada no mundo enlameava seu nome, por esse motivo sempre mereceu o respeito dos cratenses.
Sustenta a historia que no Sitio Cipó dos Tomás uma família tinha horror ao Coronel, não queria vê-lo nem pintado na parede. Todos conheciam esse fato, menos o Coronel. Um dia, um fato furado contou para Filemon.
No outro dia cedinho, Filemon disse para o motorista: abasteça o carro que nós vamos na casa de fulano de tal no Cipó dos Tomás. O motorista deu o maior pinote: o que? O senhor está doido? Esse pessoal antes quer ver o diabo do que o senhor.
Não se importe, deixe comigo. disse Filemon.
Quando chegaram na casa a mulher e os filhos correram para a camarinha. O dono da casa ficou com a porta de cima aberta e a de baixo fechada. Filemon desceu do carro, tomou chegada, deu bom dia e disse para o opositor: eu soube que você tem uns filhos muito responsáveis e trabalhadores. Eu estou precisando de dois rapazes como os seus filhos para trabalharem comigo na prefeitura.
Menino! Já se ouviu o flabelar das asas da galinha caipira morta para o almoço e desse dia em diante aquele senhor e sua família passaram a ser os maiores defensores do Coronel Filemon.
Este fato é verídico. As praticas politicas sempre foram recheadas de proezas, nem tanto como agora. Nos velhos tempos não se faziam de cueca cofre.
ResponderExcluirGostaria de saber os anos que ele passou na prefeitura do Crato.
ResponderExcluirEm resposta a sua pergunta devo informar que o Coronel Filemon Teles foi prefeito do Crato de 1936 a 1937 e 1947 a 1950. Com austeridade, responsabilidade e muito respeito ao povo.
ResponderExcluirgostaria de saber se o dr. herbete fernandes teles a inda e vivo mais sua espoza
ResponderExcluirGanhou a preferencia da familia oferecendo trabalho e, não propina. Gostei,! este foi o cara.!
ResponderExcluir