Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Cruzeiro Isolado - Por Antônio Morais


Todo varzealegrense conhece a história do Cruzeiro do Beco de Zé Bitu. História disseminada  pelo compositor José Clementino "Contrastes de Várzea-Alegre" na locução do Luiz Gonzaga. Poucos conhecem, porém, a origem, razão de sua existência e sua história. 

As missões percorriam os povoados brasileiros construindo "marcos/cruzeiros" onde deveriam ser construídas as igrejas. 

Em Várzea-Alegre, deveria ser construída nossa matriz no lugar indicado pelo cruzeiro. Porém, em atendimento a um pedido de Maria Teresa de Jesus, esposa de Papai Raimundo e por determinação do seu filho Major Joaquim Alves a igreja foi construída no local onde está, ou seja onde ficava a casa de papai Raimundo. 

O Cruzeiro ficou como marco da historia das missões e chamam-no de isolado, talvez porque a própria historia tratou de assim fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário