Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 7 de fevereiro de 2016

A criação da Diocese do Crato - Por Pe. Tales Eduardo Santos Figueiredo.

No dia 03 de Setembro, o Bispo eleito do Crato comunicou ao Nuncio, por meio de carta, a data oficial de sua sagração episcopal para 31 de Outubro de 1915,  sendo a Sede Primaz na Bahia o novo lugar escolhido para celebração.

Após sua visita episcopal, Dom Quintino viajou para Petrópolis  a fim de pedir instruções ao Nuncio Apostólico  acerca do modo de proceder com o Padre Cicero do Juazeiro, bem como saber a resposta da Santa Sé referente a documentação que o Bispo  de Fortaleza havia enviado a Roma. Padre Cicero, antes pertencente à Diocese de Fortaleza, havia passado para o clero da nova diocese com sede em Crato.

No dia primeiro de Janeiro de 1916, Dom Quintino fez sua entrada solene na Catedral do Crato,  O bispo do Crato para organizar a Curia  Diocesana nomeou Monsenhor Vicente Sother de Alencar para Vigário Geral, e o Padre José  Alves de Lima para Secretario do Bispado. . 

Alem destes cargos o bispo instituiu o padre Azarias Sobreira Lobo para Promotor do Vinculo, e o Padre Manuel Araújo Feitosa para ser o escrivão da Curia.  Como censores eclesiásticos  encarregou os padres Joviniano Barreto e Manuel Araújo Feitosa.

Um comentário:

  1. Pelas leituras que fazemos concluímos que o Padre José Alves de Lima era uma pessoa de confiança da Diocese e do bispo. Em 1921, era vigário de minha terra Várzea-Alegre. Com a criação do Banco do Cariri Padre Lima resolveu vender parte do patrimônio de São Raimundo doado pelo Major Joaquim Alves quando da criação da paróquia para subscrever ações do referido banco. Houve uma grande revolta de parte da população genuinamente Católica, apostólica Romana.

    Surgiu, então, o primeiro foco de protestantes do lugar com as famílias Aniceto e Camilo dos sítios Varzinha e Vacaria.

    ResponderExcluir