Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 7 de fevereiro de 2016

Historia Magistra Vitae – por Armando Lopes Rafael (*)

 Sim, a História é mestra da vida, como dizia Cícero... Licenciado em História pela Universidade Regional do Cariri aprendi nos compêndios escritos por historiadores sérios outro adágio sempre atual: Contra fatos não há argumentos.
   Hoje é de domínio público que a República Federativa do Brasil chegou ao fundo do poço. A corrupção desenfreada e a incompetência dos dois últimos governos (ambos com duração de oito anos), capitaneados pelo sindicalista Lula da Silva e por dona Dilma Rousseff, uma ex-guerrilheira, levaram o país ao caos.
     Há esperança para o Brasil? Neste modelo republicano-presidencialista, não. Ele está esgotado. Não tem mais o que dar. Dizem que: brasileiro, profissão esperança! Animo-me, por outro lado, com os dados abaixo que retirei do site Pró Monarquia. A conferir.
    Das 10 economias que mais desenvolveram capital humano em 2015, de acordo com Fórum Econômico Mundial, 8 são Monarquias Parlamentaristas, e das duas Repúblicas restantes na lista, nenhuma adota o Presidencialismo. O Brasil e seu Governo amargam na 78ª posição, tendo caído 21 posições desde o último índice, e apresentando posições ainda mais deploráveis, estando entre os últimos 16 no quesito educação. Lembramos que dos 10 piores países na lista do Fórum Econômico Mundial, todos são Repúblicas e, com exceção da Etiópia, adotam o sistema Presidencialista.
     Em resumo: a massa ignara brasileira, que elegeu os dois catastróficos presidentes citados colocou o nosso País, na contramão da história. Aguardemos o desenrolar do caos administrativo em que vivemos, com a esperança de que não há mal que um bem não traga...


(*) Armando Lopes Rafael é historiador. Este artigo foi feito com exclusividade para o "Blog do Antônio Morais".
             

3 comentários:

  1. Prezado Armando Rafael - Inicialmente os nossos agradecimentos pela importante colaboração. Lamentável e vergonhosa, como melhor entenderem, a situação em que os governos Lula e Dilma chegaram. Eu tenho simpatia pela monarquia, mas, não acredito em regime com gente de índole criminosa do tipo Lula.

    Lula converteu o PT em tudo aquilo que condenou em toda sua existência. Reabilitou para politica o que de pior existia no Brasil. Sarney, Collor, Renan, Maluf.

    Na minha singeleza acho que nenhum sistema de governo impediria o Pajé Luiz Inácio Lula da Silva de ser desonesto. Lula é desonesto, mentiroso, falso do berço.

    Não posso imaginar o Rei Lula, embora tenha uma grande simpatia pelo Império, pela monarquia.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Carro Morais:
    Sabemos todos quanto é difícil um sonho de retorno à Monarquia. O Brasil não tem mais hoje elites sadias. E estas elites são a sustentação da forma de governo monárquica...
    Quem são nossas elites hoje? Na classe política: Zé Dirceu, Renan Calheiros, Eduardo Cunha, Rui Falcão, a “famiglia” dos Lula da Silva (pense numa máfia), o magote do PT, do PMDB, do PDT... no mundo dos negócios: os donos das empreiteiras e outros do mesmo naipe... ô raça!
    Talvez o caos a que foi lançado hoje o Brasil nos leve, pelo menos (e já é alguma coisa) a uma república-parlamentarista. Menos mal. O Brasil republicano jogou no lixo da História, em momentos e circunstâncias distintos, mas com a mesma sem-cerimônia, duas oportunidades de construção de sua estabilidade política: os plebiscitos de 1963 e 1993. Em ambos – governos João Goulart e Itamar Franco, respectivamente -, foi-lhe posta a opção pelo sistema parlamentarista de governo, responsável pela relativa estabilidade política com que se firmou como nação independente, ao tempo dos primeiro e segundo reinados.
    A massa ignara optou pela pior opção: o presidencialismo... deu no que deu...

    ResponderExcluir
  3. Pois é amigo Armando. Se você descer a pagina do nosso Blog irá encontrar a postagem do Reinaldo Azevedo - "Uma historia escabrosa envolvendo Lula, o STF e um magistrado'. Ali fica muito claro do que o Lula é capaz de fazer. Mente, engana e trai os interesses do próprio governo.

    ResponderExcluir