Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Bumlai deve admitir que iniciou reforma do sítio a pedido de Marisa - Por Reinaldo Azevedo.

Cuidado! É truque! Amigão de Lula tende a confirmar que começou mesmo a tocar as obras, mas que a mulher do babalorixá não gostou. Ele, então, teria deixado o canteiro e não sabe quem assumiu o lugar

Lula está a um passo, pelo visto, de dizer que não sabe quem é Marisa Letícia, sua mulher… Segundo informa Monica Bergamo na Folha, José Carlos Bumlai, o amigão do petista, deve admitir em depoimento que foi ele, sim, em companhia de funcionários de suas fazendas, quem deu início à reforma do sítio Santa Bárbara, em Atibaia. E o teria feito a pedido de… Marisa! Deve acrescentar que jamais discutiu esse assunto com o então presidente.

Nessa versão, a mulher do Lula só queria preparar a propriedade para a família passar o Natal de 2010, dias antes de o Poderoso Apedeuta deixar a Presidência. Se Bumlai seguir o roteiro, deve afirmar ainda que a primeira-dama ficou descontente com o andamento das obras, o que o levou a abandonar a tarefa.

A partir desse ponto, dirá o pecuarista, não sabe o que aconteceu e não tem informação sobre quem tocou a reforma. Segundo apuração da Polícia Federal e do Ministério Público, a Odebrecht e a OAS assumiram a tarefa.

Sei que é sutil e talvez difícil de entender, mas o que está em curso é a tentativa de criar uma versão que, ainda que inverossímil, ainda que absurda, ainda que inconsistente, livre o Poderoso Chefão de uma ação penal.

A coisa já foi longe demais para Lula admitir que o sítio é mesmo seu. A esta altura, isso não é mais possível. Como as benfeitorias na propriedade advindas da generosidade de empreiteiras vão se avolumando, será preciso inventar alguma história. Mas qual?

A petezada está convencida de que o arranjo legal que faz de Jonas Suassuna e Fernando Bittar donos oficiais do imóvel é sustentável. Caberia ao órgão acusador provar eventuais irregularidades.

Ocorre que os papéis que asseguram que a dupla é dona do imóvel não explicam a atuação de Bumlai, da OAS, da Odebrecht e, agora, da Oi, de que é sócia a Andrade Gutierrez. Por que diabos teriam feito melhorias tão vistosas naquela que seria a propriedade de dois amigos de Lulinha, o primogênito de Lulão?

Por incrível que pareça, a melhor resposta a que os petistas chegaram foi aquela antecipada por Gilberto Carvalho em entrevista à Folha: TERIA SIDO UM PRESENTE!!! Vocês entenderam direito: os empresários teriam decidido mimosear a família Lula da Silva com alguns regalos. E, convenham, que outra maneira de fazê-lo? Ora, reformando o sítio dos amigos do filho, instalando lá cozinha e eletrodomésticos de luxo e dotando a propriedade de uma antena 3G.

Você, como eu, deve estar se perguntando: “Mas por que as empreiteiras iriam presentear Lula com benfeitorias nada irrelevantes num sítio que não lhe pertencia?”. Ora, atendiam ao pedido de uma mãe de família extremosa, que só queria ver feliz o marido. Ele mesmo não sabia de nada. Como um frequentador do local, chegou lá um dia e disse: “Pô, isso melhorou bem, hein?”. E, naturalmente, não perguntou quem financiou aquela coisa toda porque Lula não é o tipo de homem que se ocupe de miudezas.

É claro que eles sabem que ninguém vai acreditar numa palavra. Mas Lula já passou da fase em que quer que acreditem nele. Agora, ele só pensa em se livrar do risco, ainda que remoto — dada a forma como atua a Lava Jato —, de ir para a cadeia.

A coisa toda se torna mais ridícula a cada dia. A melhor saída para Lula foi fornecida por um ouvinte do programa “Os Pingos nos Is”, que ancoro na Javem Pan, chamado Marcelo, lá de Cotia. Ele sugeriu que os petistas digam que Lula é só o “proprietário de honra” do sítio. Que tal?

Marisa Letícia que se cuide! Daqui a pouco Lula vai dizer que não pode se responsabilizar por suas afinidades de sua “gerente da marreta”.

Um comentário:

  1. Dois amigos de negócios nebulosos. Um preso na cadeia e o outro na consciência sem nada puder fazer. Não deu certo. Não valeu a pena.

    ResponderExcluir