Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

O melhor prefeito que o Crato já teve -- por Armando Lopes Rafael (*)


Alexandre Arraes de Alencar governou o município de Crato entre 27 de dezembro de 1937 e 15 de agosto de 1943, data sua prematura morte com apenas 48 anos de idade. Decorridos quase oitenta anos do início daquela administração, ainda perdura no imaginário popular cratense que Alexandre Arraes foi o melhor prefeito que esta cidade já teve.   

Caiu-me às mãos, dias atrás, uma Xerox da Monografia Histórica do Crato, uma publicação da administração Alexandre Arraes, com dados colhidos pela Delegacia Regional do Recenseamento Nacional do Brasil de 1940. Naquela época, quando as comunicações eram precárias, a Prefeitura de Crato disponibilizava uma publicação contendo todos os dados atualizados do município, com o resgate histórico, evolução social, informes sobre a população, produção agrícola, comércio, indústria, relevo do solo, hidrografia, riquezas naturais, etc. Com toda a evolução que usufruímos hoje, com todas as facilidades atuais da tecnologia, não dispomos, no presente, de uma publicação similar a que foi produzida no governo de Alexandre Arraes.
       Falar sobre a administração de Alexandre Arraes ocuparia muito espaço. Limito-me a transcrever apenas um tópico da monografia citada, a de número VII, que enumera algumas conquistas da sua competente e honesta administração. A conferir.
“Por iniciativa dos Poderes Públicos, verificaram-se a instalação do Serviço de Água, Luz e força, que veio atender velha aspiração da população, resolvendo um dos mais importantes problemas da infraestrutura da cidade; criação de uma biblioteca pública; construção de um Grupo Escolar Municipal de orientação ruralista; criação de um Horto Florestal para arborizar a cidade e distribuir mudas frutíferas à população cratense; delimitação das zonas agrícolas e pastoris na Serra do Araripe; construção da praça ajardinada Dr. Francisco Sá, com uma majestosa Coluna da Hora, encimada com a estátua de Cristo Rei e uma fonte luminosa, aliás, a primeira construída no Ceará; construção de 14 obras d’arte nas rodovias municipais, instalação de um Posto Antirrábico, pavimentação de quase toda a cidade, arborização de suas ruas, instalação de um projeto piloto para irrigação mecânica no Rio Carás; aquisição de duas propriedades para instalação do campo de sericicultura e construção de moderno e confortável Mercado Público”.
          Ao tempo do Prefeito Alexandre Arraes todas as datas cívicas eram comemoradas com desfiles escolares nas ruas de Crato. Ele mesmo acompanhava ao lado dos estudantes esses momentos cívicos. Como era ele mesmo que, pessoalmente, exercia fiscalização de todas as atividades da Municipalidade. Alexandre Arraes reformou todas as praças da cidade e todas foram dotadas de projetos de jardins. Na Praça Siqueira Campos havia um canteiro de rosas La France.
        Naquele tempo o Rio Grangeiro ainda não tinha virado o canal nauseabundo dos dias atuais. Nas margens daquele rio a Prefeitura plantou bambus. Também a encosta do morro do Seminário foi arborizada para evitar erosão. E tudo isso era feito com critério e honestidade. Sob Alexandre Arraes nunca se ouviu falar em corrupção.
          Enfim, tínhamos uma cidade limpa, bem cuidada, com um administrador de mentalidade à frente do seu tempo. Quanta falta faz um Alexandre Arraes nos dias de hoje...
(*) Armando Lopes Rafael é historiador.     
             

3 comentários:

  1. No frontespício da coluna da hora na Praça Cristo Rei está escrito : "Sede bem vindo, nesta cidade há lugar para todas as pessoas de boa vontade".

    Aí estava a cidade solidária e hospitaleira do grande lider politico Alexandre Arraes.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Cláudia! Bom lembrar quem assinou os projetos daquela praça, da imagem de Cristo Rei e da Coluna Hora foi o célebre escultor italiano Agostino Balmes Odísio, que deixou outras obras artísticas na sua curta passagem pelo Cariri (Por exemplo; Palácio Episcopal de Crato, altar-mor da Sé Catedral, reforma da Basílica de Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte, busto de Dom Quintino na Praça da Sé, dentre outros). Àquela época Crato era, proporcionalmente, a cidade que tinha mais monumentos no Cariri, o que significa: tinha muita cultura nesse setor de artes.
    Os prefeitos que sucederam Alexandre Arraes não mais dotaram a cidade de monumentos. O último feito ( só construído em 2014) deve-se a iniciativa do deputado Ely Aguiar, com verba do Governo do Estado. Trata-se do monumento a Nossa Senhora de Fátima, o qual, infelizmente, não é bonito como o Cristo Rei da iniciativa de Alexandre Arraes.
    Aliás, as grandes obras que foram feitas em Crato, nos últimos anos, foram iniciativas do Governo do Ceará e não da Prefeitura (Por exemplo: urbanização do bairro do Seminário, reforma das praças centrais, reconstrução da Quadra Bicentenário, Centro Cultural do Araripe ––antiga Estação do Trem) -- e por aí vai... Na atual administração municipal não me consta UMA ÚNICA OBRA DE DESTAQUE... Alguém conhece alguma? Em caso positivo favor informar.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Armando Rafael - Alexandre Arraes encabeça uma lista de políticos como Antonio de Alencar Araripe, Joaquim Fernandes Teles, Filemon Teles e outros que honraram a historia do município. Hoje em dia a cidade está entregue a uns amadores incompetentes pouco preocupado com o destino da cidade bem como o de sua biografia.

    Quanto a sua declaração não tenho a menor duvida : Alexandre Arraes foi o melhor prefeito do Crato.

    ResponderExcluir