Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 7 de fevereiro de 2016

Rebuscando o tempo - Por Antonio Morais


Em nossa idade, depois de meio seculo, a vida já percorreu estradas, dobrou esquinas e optou em encruzilhadas. Já errou, já acertou, já deslizou, já se arrependeu e, inevitavelmente, o tempo se foi.

Viveu amigos, perdeu-se amigos, alguns pela mão de Deus, outros pelo enfraquecimento do viver e da convivência.

Hoje o nosso alhar em direção ao mundo continua mais lindo, pois na longa caminhada dos sentimentos, aprendemos a somar, a dividir e a multiplicar, sem chances de diminuir no conhecimento do sentimento e das amizades.

O saudosismo maduro chega de mansinho e se aloja em nossa vida, sem tempo para acabar. O caminhar é sereno, a cumplicidade existe, o saudade é mais expontanea, não nos inibimos diante do querer, a sintonia é completa e as lembranças são depositadas no álbum das saudades, que guardamos, de um tempo que não volta mais.

Lembrar nunca é demais. Feliz daquele que tem um coração, capaz de lembrar os amigos e acima de tudo saber ser lembrado por eles.

8 comentários:

  1. Morais, também sofro dessa doença incurável, saudosista inveterado.. Essa danada não me larga por nada, insiste em me acompanhar e a me fazer relembrar sempre com muita dor todo esse tempo bem vivido, tempo em que era feliz e não sabia....
    Sabe, não acho graça nesse "modernismo"....Não gostei da chegada dele....kkkkkkk
    Boas lembranças!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Blog do Sanharol, você escreveu o que eu ainda não consegui escrever, sempre falta-me algo, agora mesmo estou tentando fechar um texto mas me faltam dados sobre a cruzadinha. Você lembra de Fafá e Geraldina toda vestida de branco e boina? Nós éramos alunas de Cleomar, catequista, tia de Klébia Fiúza. Já tentei fazer uma reprise daquela época mas me faltam fotos e alguns dados. Você saberia me informar algo desse tipo? Ficaria muito grata.
    Flor de Lis

    ResponderExcluir
  3. Sexta-feira, após o 7 de abril que chocou o país com tragédia de Realengo. Eu não moro em Realengo, mas há uma "Colônia" de Varzealegrenses lá. Gente muito boa! Chego da Escola onde trabalho. Blog Do Sanharol...Volto no tempo em que eu era feliz e sabia...Cinderela! Cunés! Ginásio São Raimundo. É coisa demais para postar num comentário. Jogo tudo isso no "palavras palavras" e vou revivendo, sorrindo, chorando, acreditando que amanhã será um novo dia e é!
    Linda postagem. Amei!

    Flor das Bravas

    ResponderExcluir
  4. Morais,

    uma coisa traz outra,você fala em Valderfrance,o mesmo viajou de V.Alegre a Fortaleza de Jeep em que alfalto´só á 50 Km da capital,ele chegou coberto de poeira,foi convidado pra tomar banho,disse ele,só tomobanho quando vou ao Cedro de bicicleta buscar o filme do cine Odeon

    ResponderExcluir
  5. Valdefrance ia de Varzea-Alegre a Cedro em sua bicicleta buscar os filmes. Era deveras um empreendedor esforçado.

    ResponderExcluir
  6. Morais,

    Vi, algumas vezes, rapazes comprarem dois comprimidos de Tetrex na Farmácia de Antônio Caboclo, antes do tradicional programa no Engenho Velho, para se prevenirem do Esquentamento (Gonorréia = DST).

    Quão pouca informação! Quanta saudade!

    ResponderExcluir
  7. Morais

    Sabe o que você fez comigo? Tornou-me incoerente! Acabei de postar no meu facebook que não uso retrovisor foco sempre o front!
    Mas... Depois de ler sua postagem devo admitir que de vez em quando viajar de volta pra o passado é muito bom! Lá! eu sei, era outra civilização! Eu lá era o que sou hoje! eu lá, era rei!

    ResponderExcluir
  8. Morais e conterrâneos, buscar o tempo é um exercício que pertence as pessoas boas. As saudades revelam sentimentos de amor e preenchem o tempo com desejos saudáveis. Extrair coisas boas da vida, apesar das dificuldades que passamos, revela a parte mais importante da humanidade; lutar com amor até vencer. Concordo com você Artemisia, mas não passei pelo ginásio que voces estudaram, mesmo assim, sinto saudades das coisas que não posso sentir saudades. Antonio Dantas

    ResponderExcluir