Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 24 de março de 2016

Tá feia a coisa: Após décadas de avanço, renda cai e desigualdade volta a crescer no Brasil

Fonte: Folha de S.Paulo
Desde 1992 não havia uma piora simultânea da renda e da desigualdade no país. Recessão e crises política e fiscal colocaram fim a 14 anos seguidos de melhora na equidade social brasileira
Pela primeira vez desde 1992, o Brasil registrou uma combinação de queda na renda e aumento da desigualdade. O cenário atual é reflexo da recessão e das crises política e fiscal que atingem o país e colocaram fim a 14 anos seguidos de melhora na equidade social brasileira.
Desde 1992, quando começou a série da chamada Nova Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), não havia uma piora simultânea da renda e da desigualdade no Brasil.Nas crise de 1999 e 2003, por exemplo, houve quedas significativas na renda dos brasileiros, mas a desigualdade não aumentou. Em outros períodos, quando houve aumento da desigualdade, a renda registrou pequenas altas.
O quadro de deterioração tende, no entanto, a piorar em função do desemprego, da inflação, da queda nos rendimentos e da crise fiscal. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o economista Marcelo Neri, diretor do FGV Social, da FGV-Rio e ex-ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Especiais da Presidência do governo Dilma, afirmou que, até 2014, o Brasil apresentava “surpreendentes” aumento na renda e melhora na desigualdade. “É como se o brasileiro tivesse agido como um ‘Indiana Jones’ em meio a todas as adversidades, saltando de empregos formais perdidos para bicos ou para novos negócios. Mas isso chegou ao limite”, ressaltou.

Um comentário: