Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 23 de março de 2016

Coisas da "ré-pública" -- Generosidade sem limites: após usar sítio de amigos, Lula tem viagem de jatinho paga por ex-ministro

Fonte: a partir de informações da Folha de S.Paulo
Brasília (DF) – A generosidade dos amigos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva parece não ter limites. Desta vez, o petista teve a sua viagem até Brasília na última terça-feira (15/03), para sua posse como ministro da Casa Civil, paga por Walfrido dos Mares Guia, ministro do Turismo à época em que Lula foi presidente. O ex-ministro disse a interlocutores que doará ao Instituto Lula a quantia correspondente ao frete do jatinho Cessna prefixo LFT. Walfrido dos Mares Guia também costuma emprestar o seu próprio jatinho, um Cessna Citation CJ3, ao ex-presidente petista. Em reportagem publicada nesta terça-feira (22) pelo jornal Folha de S. Paulo, o ex-ministro afirmou que empresta a aeronave a Lula na “forma de gentileza e amizade”. Ele também se irritou com os questionamentos do jornal.

“Nas vezes em que ele [Lula] anda no meu avião, eu cedo. O avião é meu. Empresto para quem desejo”, disse. Vale destacar que o preço de uma viagem de São Paulo a Brasília, ida e volta, em uma aeronave similar à usada por Lula, custa entre R$ 33,3 mil e R$ 42 mil, conforme apurou a Folha. Para o deputado federal Marco Tebaldi (PSDB-SC), o ex-presidente Lula usa a generosidade dos seus amigos para tentar explicar os questionamentos da Justiça e todas as suspeitas ao seu redor, desde as viagens em jatinhos até a suposta ocultação de propriedades como o sítio em Atibaia e o tríplex no Guarujá.

“Vejo tudo isso como mais uma imoralidade desse governo, especialmente do ex-presidente. Ele usa o jatinho dos amigos, mas confunde tudo. Confunde o que é público e o que é privado, confunde o que é governo e o que é partido. Não é de se surpreender. É mais uma imoralidade que se soma às ilegalidades já cometidas”, avaliou. No caso do sítio em Atibaia, interior de São Paulo, reformado pela construtora Odebrecht, Lula alegou que a propriedade pertencia a dois amigos, Fernando Bittar e Jonas Suassuna, sendo usada por ele e sua família apenas para lazer nos finais de semana. Ainda assim, os investigadores da Polícia Federal encontraram em buscas diversos indícios de que a propriedade realmente pertenceria a Lula, entre eles objetos pessoais da família, um contrato não assinado de compra e venda da propriedade e até mesmo recibos da reforma realizada.

Favores de empreiteiras
O deputado Marco Tebaldi destacou ainda que a generosidade demonstrada pelos amigos do ex-presidente Lula não explica os favores concedidos ao petista por empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato. Isso porque, além da reforma do sítio em Atibaia que foi conduzida pela Odebrecht, a construtora OAS também arcou com uma reforma completa do tríplex no Guarujá, incluindo móveis e eletrodomésticos. A família de Lula diz que acabou desistindo da compra do apartamento. “A Polícia Federal já comprovou que o sítio é dele [de Lula], não tem mais o que discutir. O tríplex também. Tudo isso já virou até piada nas redes sociais. Até os filhos dele já começaram a usar essa desculpa, ‘não é meu, é de amigos meus’. Já virou brincadeira, de tão ridícula que é essa justificativa. O que ele tem a explicar agora são os favores dessas construtoras, que fizeram reformas no sítio e no tríplex”, completou o parlamentar.

Um comentário:

  1. Parabéns Armando pelas colocações. O Walfrido é o principal implicado no mensalão do PSDB. Dilma transferiu 40 bilhões de outros ministérios para o Lula usar na Casa Civil em defesa de sua permanência no puder. Até o momento deu errado. Quatro ministros do STF já se colocaram contra a nomeação.

    ResponderExcluir