Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 8 de abril de 2016

Contadores são alvos de operação - Diário do Nordeste.

O município de Santana do Cariri.

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deflagrou, na manhã de ontem, a operação 'Contabilis' na região do Cariri, tendo como alvos contadores, contabilistas, assessores de contabilidade e pessoas físicas que teriam recebido valores por serviços não prestados ao Município de Santana do Cariri.

De acordo com o promotor Daniel Ferreira de Lira, a fraude estaria estimada em mais de R$ 400 mil, apenas em 2015. "As investigações tiveram início em janeiro deste ano, após uma auditoria interna no município", pontuou Daniel. Durante a primeira fase da operação, foi preso preventivamente o sócio da empresa Pontual Contabilidade, Airton Salviano de Lima.

Segundo as investigações, ele tinha acesso ao sistema e ao encaminhamento de pagamentos de Santana do Cariri, tendo os pagamentos sido feitos para os outros cinco envolvidos. Ele é investigado por supostamente ter pago para si mesmo e para a própria esposa a quantia de mais de R$ 75 mil no ano passado.

"Estamos investigando outras seis pessoas de cidades do interior e da capital, além de oito empresas", acrescentou o promotor de Justiça. Na manhã de ontem, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva nas comarcas de Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte e Várzea Alegre, contra seis pessoas investigadas em suposto desvio de verbas públicas.

Ainda conforme o promotor, o grupo realizava pagamentos sem quaisquer licitações. O dinheiro era pago entre eles e depois rateado. Nos próximos dias acontecerão outras fases da operação na Capital e em cidades do Interior que não serão divulgadas para "não atrapalhar as investigações", disse.

Os mandados de busca e apreensão e o de prisão preventiva foram expedidos pelo juiz substituto de Santana do Cariri, Christiano Silva Sibaldo de Assunção. A operação contou com a participação de seis promotores, três delegados e mais de 20 inspetores da Polícia Civil.

Um comentário:

  1. A simpatica Santana do Cariri, cidade pequena de população carente e necessitada. Os contadores, prefeito e secretários surrupiam, em sociedade, os parcos recursos. Pouco importa se for hospede da cadeia por uns dias. Vale sempre a pena é costume ver a justiça não tomar os recursos roubados.

    ResponderExcluir