Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 24 de maio de 2016

Gilmar é escolhido presidente da 2ª Turma do STF, que julga a Lava-Jato - POR CAROLINA BRÍGIDO


O ministro Gilmar Mendes assumiu nesta terça-feira a presidência da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Composto por cinco ministros, o colegiado é o responsável pelo julgamento de inquéritos, ações penais e questões relacionadas à Lava-Jato. Gilmar passará a exercer a função a partir da próxima sessão, no dia 31 de maio, pelo período de um ano. Nesta terça-feira, Dias Toffoli presidiu a Segunda Turma pela última vez, depois de um ano no posto. A escolha do sucessor é feita por rodízio, pelo critério da antiguidade.

Além de Gilmar e Toffoli, compõem o colegiado os ministros Celso de Mello, Cármen Lúcia e Teori Zavascki, o relator da Lava-Jato. O mais antigo do grupo é Celso. No entanto, ele renunciou ao cargo. Em discurso rápido, Celso elogiou a independência de Gilmar.

Os atributos e a excelência do ministro Gilmar Mendes são fatores que mostram que ele exercerá sempre de forma muito qualificada a presidência da Segunda Turma, com competência e eficiência disse Celso.

Como presidente da Segunda Turma, Gilmar poderá ditar o ritmo dos julgamentos. A partir do momento em que Teori liberar os processos para a pauta, o presidente do colegiado tem a atribuição de agendar a data dos julgamentos, dando prioridade aos casos ou não.

Segundo o Regimento Interno do STF, são julgados nas turmas os inquéritos e ações penais contra parlamentares. A Lava-Jato é assunto da Segunda Turma porque o relator dos casos integra o colegiado. Ainda segundo o regimento, os presidentes da Câmara e do Senado são julgados no plenário do tribunal, composto pelos onze integrantes do STF.


Um comentário:

  1. Pelos nomes dos juízes que compõem, a segunda turma será bastante independente, não que a primeira não a seja também.

    ResponderExcluir