Ontem à noite, 31 de maio, ocorreu no adro da Catedral de Nossa Senhora
da Penha, a 116ª Coroação de Nossa Senhora, realizada em Crato. A
tradição de coroar a imagem da Virgem Maria foi introduzida na Cidade de
Frei Carlos, em 1900, pelo então vigário Padre Quintino Rodrigues,
depois primeiro bispo de Crato.
É de Olga Gomes de Paiva, ex-Chefe da Divisão Técnica do Iphan-Ceará, esta declaração: "A Coroação de Nossa Senhora, na Catedral de Crato, é uma das mais belas celebrações católicas no Ceará! A participação das crianças, com suas famílias, é a constatação do repasse de importante tradição cultural que, sem nenhuma dúvida, representa o fortalecimento dos laços familiares, nos quais se destaca o respeito pela figura materna e o enaltecimento para nós, mães de família. O patrimônio imaterial do Cariri não poderia ser mais bem representado do que nessa solenidade de coroação da Virgem Maria na cidade de Crato!".
A versão de 2016
Este ano foi coroada uma imagem do Imaculado Coração de Maria e a o tema foi "Maria, mãe de misericórdia", dentro do espírito do Ano da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco. Poucas vezes, nos seus 250 anos de história, a Igreja de Nossa Senhora da Penha teve uma solenidade tão bela e tão imponente...
Dentre todas as celebrações religiosas a Coroação de Nossa Senhora se destaca pela beleza e pelo sentimento de divindade que traduz.
ResponderExcluir