Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 1 de junho de 2016

Uma das mais belas tradições do Cariri: Coroação de Nossa Senhora na catedral de Crato (postado por Armando Lopes Rafael)

   Ontem à noite, 31 de maio, ocorreu no adro da Catedral de Nossa Senhora da Penha, a 116ª Coroação de Nossa Senhora, realizada em Crato. A tradição de coroar a imagem da Virgem Maria foi introduzida na Cidade de Frei Carlos, em 1900,  pelo então vigário Padre Quintino Rodrigues, depois primeiro bispo de Crato.
    É de Olga Gomes de Paiva, ex-Chefe da Divisão Técnica do Iphan-Ceará, esta declaração: "A Coroação de Nossa Senhora, na Catedral de Crato, é uma das mais belas celebrações católicas no Ceará! A participação das crianças, com suas famílias, é a constatação do repasse de importante tradição cultural que, sem nenhuma dúvida, representa o fortalecimento dos laços familiares, nos quais se destaca o respeito pela figura materna e o enaltecimento para nós, mães de família. O patrimônio imaterial do Cariri não poderia ser mais bem representado do que nessa solenidade de coroação da Virgem Maria na cidade de Crato!". 
 A versão de 2016
    Este ano foi coroada uma imagem do Imaculado Coração de Maria e a o tema foi "Maria, mãe de misericórdia", dentro do espírito do Ano da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco. Poucas vezes, nos seus 250 anos de história, a Igreja de Nossa Senhora da Penha teve uma solenidade tão bela e tão imponente...
(Postado por Armando Lopes Rafael)

Um comentário:

  1. Dentre todas as celebrações religiosas a Coroação de Nossa Senhora se destaca pela beleza e pelo sentimento de divindade que traduz.

    ResponderExcluir