Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 24 de setembro de 2016

Coisas da Monarquia: Mas por que, afinal de contas, um Rei seria melhor do que um presidente republicano? que diferença faz o país ser governado por um monarca ou um presidente?

1 – O Rei, sendo vitalício, pode inspirar e conduzir um projeto nacional, com obras de longo alcance e que visem às futuras gerações. O Presidente tem quatro anos (renováveis uma vez) para elaborar e executar seu projeto, cujo alcance é voltado quase exclusivamente à sua reeleição.
2 – O Monarca não tem interesse em interromper as obras dos antecessores, das quais participou antes mesmo de subir ao trono. O Presidente quer executar seu próprio projeto, e com frequência interrompe o dos antecessores.
3 – O Rei é o símbolo vivo da nação, personifica sua tradição histórica e lhe dá a unidade e continuidade. O Presidente tem mandato de apenas quatro anos e é eleito por uma parte da nação. Por isso não a personifica nem lhe dá unidade.
4 – O Monarca representa para o povo a figura de um pai e cria na nação a consciência de uma grande família, com um destino em comum a realizar. O Presidente é um mero funcionário público temporário, e ninguém constitui vínculos psicológicos duradouros com ele, pois é substituído a cada quatro anos.
5 – O Rei não está vinculado a partidos nem depende de grupos econômicos; por isso é independente e pode se dedicar ao que é melhor para o país inteiro. O Presidente se elege com o apoio de partidos e depende de grupos econômicos, que influem nas suas decisões.
6 – O Monarca é educado desde criança para reinar com honestidade, competência e nobreza, e durante toda a sua formação já participa dos problemas e do governo do país. O Presidente não é educado para o cargo, sendo frequentemente um aventureiro, um improvisado.
7 – O Rei trata os súditos com amor, como um pai que ouve e se interessa pelos problemas dos filhos. O Presidente trata o povo de modo impessoal, com se fossem estranhos.
Fonte:  Trecho da cartilha "Direita? Esquerda? Siga o melhor caminho: Monarquia" da Pró Monarquia – divulgada pela Casa Imperial do Brasil

5 comentários:

  1. Sr. Jozinaldo Freitas:
    Saúde e Paz!

    Alegrou-me o seu comentário...
    Até que enfim apareceu um "defensor" do regime republicano no Brasil... (e ainda dizem que o indefensável não tem defensor)...
    Enfim, custou, mas apareceu!

    Pena que o Sr. não tenha usado o espaço para defender, com seriedade, essa “Ré – pública”...
    E a defende quando ela chegou ao apogeu da putrefação republicana.
    Sim, porque se acabou a República hoje. Veja como está nosso país. A corrupção desenfreada, os escândalos sendo denunciados diariamente... e o povo (tadinho do povo)desenganado, como sempre.
    Pena que o Sr. não venha escrever o comentário refutando com argumentos constantes no artigo...
    Pois de risinhos irônicos, de piadinhas sem gosto, de falta de argumentação séria, tudo isso comprova que é perda de tempo ficar lendo o que escrevem os "defensores" da república brasileira.
    Com todo respeito, é preferível ouvir a verborreia do analfa Lula...

    ResponderExcluir
  2. Aliás, saiu o ranking das 10 nações mais corruptas e
    as 10 nações mais honestas do mundo.

    Ranking da corrupção global com a lista dos dez países mais honestos do mundo e os 10 mais desonestos. Confira você mesmo:

    Ranking dos 10 países mais corruptos do mundo

    País/Nota Sistema de Governo
    1 Somália 1 República Presidencialista
    2 Coréia do Norte 1 República Presidencialista
    3 Myanmar 1,5 República Presidencialista
    4 Afeganistão 1,5 República Presidencialista
    5 Uzbequistão 1,6 República Presidencialista
    6 Turcomenistão 1,6 República Presidencialista
    7 Sudão 1,6 República Presidencialista
    8 Iraque 1,8 República Parlamentarista
    9 Haiti 1,8 República Semipresidencialista
    10 Venezuela 1,9 República Presidencialista

    Ranking dos 10 países mais honestos do mundo

    País/Nota Sistema de Governo

    1 Nova Zelândia 9,5 Monarquia Parlamentarista
    2 Dinamarca 9,4 Monarquia Parlamentarista
    3 Finlândia 9,4 República presidencial-parlamentar
    4 Suécia 9,3 Monarquia Parlamentarista
    5 Singapura 9,2 República Parlamentarista
    6 Noruega 9 Monarquia Parlamentarista
    7 Holanda 8,9 Monarquia Constitucional
    8 Austrália 8,8 Monarquia Parlamentarista
    9 Suíça 8,8 República Federal Parlamentar
    10 Canadá 8,7 Monarquia Parlamentarista

    ResponderExcluir
  3. O único temor que eu tenho da Monarquia é que o Lula, certamente, queria se transformar Rei. Estou tranquilo. Na monarquia não há espaço pra gente ordinária do tipo Lula e seus ex-amigos, porque todos, sem exceção, estou denunciando e delatando as suas pilantragens.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Amando Rafael, se o meu comentário foi considerado irônico, venho humildemente pedir desculpas. A intenção não foi esta. Desculpe. Apenas quis colocar uma pitada de humor e nestes dias difíceis rir, um pouco, é um bom remédio. Quero dizer, também, que sou favorável a uma forma de governo que venha ao encontro dos anseios do povo. Se a monarquia for a melhor forma estamos juntos. Finalmente, digo que anos atrás eu recebia uma revista enviada pelo movimento monarquista, mas mudei de endereço e esta publicação não recebi. Espero ter justificado o meu comentário e espero que minhas desculpas sejam aceita. Um fraternal abraço, agora que está tudo justo e perfeito.

    ResponderExcluir