Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Biografia de Minha Professora Marília Feitosa Ferro - Por Madre Feitosa.


Biografia - Marília Feitosa Ferro

Autora: Madre Feitosa.

Publicado por: Heitor Feitosa Macêdo
       

Marília Feitosa Ferro, nasceu na cidade de Crato, no dia 09 de maio de 1943. É filha de Aderson Feitosa Ferro e Mariêta Solano Feitosa.

Fez seus estudos de 1º Grau, àquela época - curso primário -  no Grupo Escolar Teodorico Teles de Quental, nos anos de 1950 à 1955, em Crato - Ceará. O curso Ginasial e o 1º Científico, de 1956 à 1960 foram feitos no Colégio Santa Tereza de Jesus, de Crato - Ceará. O 2º e o 3º Científico, de 1961 à 1962 foram cursados no Colégio Diocesano do Crato.

Marília Feitosa Ferro revelou-se sempre aluna estudiosa e aplicada, obtendo as excelentes resultados nos estudos. Intrépida e corajosa, nunca se acomodou. Procurou crescer, e, muito cedo, dedicou-se ao trabalho do Magistério assumido por vocação. Era o desabrochar de uma nova professora que surgia para luzir a cada dia, como nova estrela do magistério cratense.

Em 1967, fez seu ingresso no Curso de Letras na Faculdade de Filosofia do Crato, obtendo o título de licenciada em letras no ano de 1970, sendo seu diploma registrado no MEC - Ministério da Educação e Cultura - sob o número 10.347 - Livro GC 15, folha 180. Fez opção preferencial pelo estudo e pelo ensino da língua inglesa.    

Além de interessada e competente, era a mestra amiga que sabia cortar as arestas e despertar nos seus alunos o interesse pelo aprendizado da Língua Inglesa. Possuía a magia de atenuar as dificuldades e conduzia seus alunos a bom desempenho nos vestibulares e ao longo da caminhada da faculdade. Era responsável, séria, forte e serena ao mesmo tempo. Compreendia a dificuldade dos seus alunos, procurando saná-las com sabedoria e justiça.

Foi professora de Língua Inglesa - 1º e 2º Graus - do Colégio Estadual Wilson Gonçalves - Crato - Ceará, desde 1967, assumindo a Coordenação Pedagógica no período de 1972 à 1976; foi professora de Língua Inglesa - Colégio Diocesano - Crato - Ceará, no período de 1970 à 1981; foi professora de Língua Inglesa - 1º Grau - Colégio São João Bosco - Crato - Ceará, no período de 1967 à 1971; foi professora de Língua Inglesa - 1º Grau - Patronato Padre Ibiapina, no período de 1961 à 1965 e Suplente de Chefia do Departamento de Letras da Faculdade de Filosofia do Crato, eleita para o biênio de 1986 - 1988.

Em 1975, a professora Marília Feitosa Ferro deslocou-se para Salvador para fazer a pós-graduação, especializando-se em Metodologia do Ensino Superior, na Universidade Católica de Salvador, de fevereiro a julho de 1975, participou deste curso, conseguindo resultados excelentes, trazendo para a Faculdade de Filosofia do Crato, novas experiências para o ensino da Língua Inglesa.

O currículo da referida professora está enriquecido por sua participação em muitos cursos e simpósios, conforme comprovam os certificados de frequência em sua pasta individual, hoje pertencente ao arquivo familiar.

Conforme declarações também em arquivo - Marília Feitosa Ferro lecionou na Faculdade de Filosofia do Crato as disciplinas: Língua Inglesa I, II e III e Introdução às Literaturas de Língua Inglesa. Língua Inglesa V, Literatura Inglesa I e II, Literatura Norte Americana I e II, Prática de Ensino da Língua Inglesa e Estágio Supervisionado.

Como professora titular da disciplina Língua Inglesa, foi homologada pelo Parecer Nº 1.322/79 do Conselho Federal de Educação - Declaração do Diretor da Faculdade de Filosofia - 16/10/1986. Diretora do Centro de Cultura Britânica da Faculdade de Filosofia do Crato. Exercício do Magistério - Matrícula Nº 76.102, folhas 2.717, lotada no Departamento de Ensino com exercício no Colégio Estadual Wilson Gonçalves e com efetiva regência de classe, desde 28 de julho de 1981 a 29 de setembro de 1987.

Marília é vítima de câncer - a doença que desafia a medicina, no momento em que se encontrava matriculada em Belo Horizonte para concluir o Mestrado em Língua Inglesa. É forçada a licenciar-se, já quase no seu final de vida. Falece aos 08 dias do mês de dezembro de 1988. A Marília, lutadora, intrépida, corajosa tomba sob o peso do grande mal. Estava cumprida sua missão na terra, translada-se para o céu, nos braços de sua protetora - Nossa Senhora da Conceição, exatamente no dia de sua festa, 08 de dezembro.

Marília Feitosa Ferro Casou-se em primeiras núpcias com José de Araújo Feitosa Filho, falecido em 10/10/1966. Deste consórcio nasceu a filha Maria da Conceição de Araújo Feitosa. Em segundas núpcias, casou-se com Natalício Barros Cavalcante.

Sua morte foi pranteada por toda a comunidade cratense, que ao lado de seus familiares, em profunda consternação e com estes, mensuravam o valor da perda sofrida com o desaparecimento daquela que se fizera, por vocação, educadora de gerações.
                

2 comentários:

  1. Falar de nossos professores é voltar a um passado que deixou saudade. Consigo lembrar do nome de quase todos os meus professores desde o jardim da infância (nomenclatura adotada na época) até a faculdade. Todos trazem para mim uma lembrança boa.

    ResponderExcluir
  2. Jozinaldo Freitas - Sempre vi os meus professores. todos, com os olhos de um filho.

    ResponderExcluir