Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 11 de setembro de 2016

Não se cria um lider de improviso - Por Antônio Morais.

Coronel Antônio Correia Lima.

Várzea-Alegre já teve grandes lideres. Papai Raimundo, Major Joaquim Alves, Coronel Antônio Correia, Coronel Josué Diniz, Deputado Otacílio Correia, Deputado Figueiredo Correia, Dr. Pedro Sátiro, Dr. José Iram Costa, José Hélder e alguns outros que por ventura eu tenha esquecido.

Não é denegrindo uns que outros se firmam. Carece que alguém próximo a Vanderlei, hoje em dia, o Homero, seu adversário na última eleição, o informe que um líder não se cria de improviso. Líder é uma mistura de trabalho, reconhecimento, gratidão e merecimento juntos. Antes do Vanderlei, existiam preferencialmente uns dez, na ultima eleição. Nenhum aceitou. Mas, todos se envolveram em apoio a sua eleição, por essa razão ele é o prefeito.

Vanderlei pretende forçar uma liderança inexistente, derrotada duas vezes na ultima eleição, o que pode se confirmar neste 02 de outubro próximo, verá, então com sua inabilidade, que perdeu o apoio dos que o levaram a fantasia inicial. O homem demitiu quem votou pra ele. Politica é a arte de somar. Um daqui, outro dali até alcançar  uma maioria e vencer. Não é recomendável falar de quem tem popularidade, geralmente é quem sai perdendo. Ingratidão e traição não combinam com eleição. Veremos.

2 comentários:

  1. Vanderlei não sabe que quando se fala de quem tem popularidade, quem perde é quem fala. Se o Homero tiver juízo vai se afastar.

    ResponderExcluir
  2. O líder é aquela pessoa que é capaz de influir nos demais. O líder passa a ser uma referencia dentro de sua comunidade. Possui credibilidade junto a algum segmento da população. Normalmente tem o respeito da população.
    Uma pessoa pode ser o chefe de um grupo e não ser seu líder, e pelo contrario, pode ser o líder sem ser o chefe.
    O chefe decide o que devemos fazer em função da autoridade que dá sua posição hierárquica.
    O que caracteriza ao líder é sua habilidade para dirigir equipes ou uma comunidade. Como dizia o Presidente John Kennedy: “Líder é aquele que faz que cada pessoa dê o melhor de si em favor de todos”.
    Uma pessoa a que somente se preocupa com seus interesses e esquece o bem estar da sua comunidade não é líder.
    Por fim, o verdadeiro líder tem que ser sincero. Tem que ter as qualidades que diz ter ou aparenta ter. Se não, um dia a máscara cai. Foi isso o que aconteceu com Lula da Silva.

    ResponderExcluir