Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 30 de outubro de 2016

2º turno consolidou o fracasso do PT nas eleições municipais deste ano

Fonte: Site Terra
Os resultados do segundo turno confirmaram o fracasso do PT nas eleições municipais, com direito a derrotas significativas como em Santo André - um de seus berços políticos - e no Recife, única capital onde disputava a prefeitura neste domingo ( e perdeu feio)
 A projeção “Fora PT” no Congresso, em Brasília (DF), teve mais destaque dos que as faixas mixurucas do "Fora Temer" que estão sendo colocadas nas escolas invadidas -- Foto: Mateus Bonomi / Futura Press

Partido dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, o PT já tinha registrado no dia 2 de outubro, no primeiro turno, seu pior resultado eleitoral nos últimos 20 anos. Com a derrota em Santo André, o PT completou a perda de espaço no ABC paulista, que em outras épocas chegou a ser considerado um "cinturão vermelho" devido ao peso que exercia na região industrial.
O maior baque da legenda aconteceu no início do mês em São Paulo, onde João Dória, do PSDB, garantiu sua eleição já em primeiro turno, com mais de 50% dos votos. O empresário derrotou, entre outros, o atual prefeito Fernando Haddad, pupilo de Lula e que tentava renovar o mandato. O PT também deixou as rédeas do poder em São Bernardo do Campo, cidade em que foi fundado e onde mora Lula, que não votou no segundo turno - tem 71 anos, e o voto é facultativo para quem tem mais de 70 - por não apoiar nenhum dos candidatos.
Dilma também não votou em Porto Alegre, onde o PT ficou fora do segundo turno, preferindo fazer uma visita a sua mãe em Belo Horizonte. Das quatro capitais onde o PT venceu em 2012, o partido só se manteve na prefeitura em Rio Branco, no Acre. Além disso, das 18 capitais que tiveram segundo turno, o PT só chegou à disputa no Recife, onde seu candidato, João Paulo Lima, foi derrotado por Geraldo Julio, do PSB.
Os maus resultados transformaram as eleições municipais em uma espécie de epitáfio político do partido, dois meses depois que o impeachment de Dilma tirou o PT da presidência após mais de 13 anos. A cassação, os escândalos de corrupção como o da Petrobras e a profunda recessão econômica que afeta o Brasil levaram o partido ao abismo político e o afundaram em sua pior crise em 36 anos de história. Enquanto o PT desce a ladeira, o PSDB consolidou hoje sua ascensão - ganhou em 5 de 18 capitais com segundo turno - em eleições marcadas por uma grande abstenção e que perfilaram o panorama político do Brasil a dois anos das eleições presidenciais.

3 comentários:

  1. Pela primeira vez em sua história, o PT terminou as eleições municipais sem vencer em nenhum dos sete municípios que compõem a região do ABC, berço da criação do Partido dos Trabalhadores,nos anos 80. Após a definição dos resultados em Santo André e Mauá, as únicas onde ainda havia alguma chance de vitória do PT, o que se viu foi o povo gritando nas ruas: Fora PT!
    Não fosse ter ganhado a Prefeitura de Rio Branco, capital do Acre, um dos estados mais atrasados do Brasil, o PT teria passado em brancas nuvens no pleito deste ano. Das 27 capitais só ganhou em Rio Branco, terra que a dinastia dos irmãos Viana domina há 16 anos...

    ResponderExcluir
  2. Dos 992 candidatos a prefeito que o PT colocou em disputa nas prefeituras do Brasil, em 2016, o partido – neste ano – só elegeu 254, menos da metade do número de prefeituras conquistadas quatro anos atrás. Foi uma derrota acachapante! O PT começa 2017 sem comandar uma capital no Nordeste, reduto tradicional dos petistas, região que já representou muito da força de Lula e do PT.
    Para os comentaristas políticos, a direita, definitivamente, venceu a esquerda em 2016. E não foi por pouco. O segundo turno confirmou a preferência do eleitor de capitais e dos grandes centros por candidatos conservadores e com discurso político à direita

    ResponderExcluir
  3. Aproximadamente 81% dos eleitores votaram para prefeitos de partidos que fazem parte da base do governo Temer. Ficou difícil convencer que o povo está nas ruas contra o golpe. Lula colhe o que plantou : Explorar a ignorância. Com medo de ser chamado de pilantra ladrão como no primeiro turno, fugiu, não foi votar mas, teve a desfaçatez de afirmar que aquele seu ato era de protesto.

    ResponderExcluir