Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Para meditar - Olavo de Carvalho.


A incapacidade de um povo para perceber os perigos que o amaçam é um dos sinais mais fortes da depressão auto destrutiva que prenuncia as grandes derrotas sociais.

A apatia,  a indiferença ante o próprio destino, a concentração das atenções em assuntos secundários acompanhados de total negligencia ante os temas essenciais e urgentes, o torpor da vitima que, antevendo um golpe mais forte do que  poderar suportar, se prepara, mediante um reflexo anestésico, para se entregar  inerme e semi desmaiado nas mãos do carrasco, como o carneiro que oferece o pescoço a lâmina.

Mas quando o torpor não invade somente a alma do povo, quando toma também a mente dos intelectuais e a voz dos melhores, já não se ergue senão para fazer coro a cantilena hipnótica, então se apaga a ultima esperança de um redespertar da consciência.


Um comentário:

  1. As operações tapa-buraco e cala-bola surgiram do nada e, não mais que de repente, um Lula, combalido por tantos escândalos, qual fênix, ressurgiu das cinzas.

    ResponderExcluir